terça-feira, 2 de abril de 2013

9º ano P. 96 - questão 4


1.      Leio os dois comunicados a seguir

Aos cidadãos do Estado Russo

Texto I
“Sucedeu um grande acontecimento. Pelo poderoso impulso do povo russo, o antigo regime foi derrubado. Nasceu uma Rússia livre e nova. Esta grande derrubada corroa numerosos anos de luta. [...] O governo acredita que o espírito de profundo patriotismo manifestado durante a luta contra o antigo regime há de inspirar nossos valorosos soldados no campo de batalha. [...]O governo provisório é animado pela convicção de que assim executa a vontade popular e de que toda a Nação o sustentará em seus leais esforços para assegurar a felicidade da Rússia.”

Texto II
“O governo provisório foi deposto; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá a entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietário, da Coroa e da Igreja. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção.[...[ O Congresso dos Sovietes está persuadido de que o exército revolucionário saberá defender a Revolução contra os ataques imperialistas.”

Livro didático Projeto Araribá
2ª edição – 9º ano p. 98
a.       Qual comunicado foi feito após a Revolução de Fevereiro de 1917? Qual deles foi pronunciado após a Revolução de Outubro?
O primeiro comunicado refere-se à Revolução de Fevereiro e o segundo à Revolução de Outubro.
b.      Que frase e ideias dos comunicados justificam sua resposta?
O primeiro comunicado refere-se à derrubada do czar, nomeado no texto de antigo regime, e á instalação do governo provisório. Já o segundo diz respeito à tomada do poder pelos bolcheviques. O texto menciona, por exemplo, a expropriação do latifúndio, o controle operário sobre a produção, medidas tomadas pelo Partido Comunista quando assumiu o poder.
c.       Que posição os dois comunicados demonstram sobre a participação da Rússia na guerra?
Enquanto o primeiro comunicado expressa uma posição favorável à permanência da Rússia na guerra, apelando para o nacionalismo russo, o segundo declara a defesa da paz.
d.      Qual dos dois comunicados anuncia, na Rússia, a mudança não só de governo mas também do modelo de Estado? Justifique.
O comunicado 2. Ele coloca, claramente o confisco dos bens dos grandes proprietários, da Igreja e da Coroa e o controle operário da produção, medidas que caracterizam um programa socialista,.
e.       Quem teriam sido os autores dos comunicados? Justifique.
No primeiro caso, o mencheviques Kerensky, que assumiu o comando do governo provisório; e, no segundo caso, Lênin.

12 comentários: