domingo, 28 de abril de 2013

Questões. P. 73 PI- 8º ano

Questões p. 75
1.      No artesanato, o que determinava a qualidade do produto?
Na produção caseira, os artesão eram donos dos instrumentos de trabalho e conheciam todas as fases da produção, e a produção caseira dependia totalmente da habilidade, da força e da velocidade do artesão. Dessa foram a qualidade do produto era quase integralmente determinada pela habilidade do artesão. As corporação de ofício regulavam a produção artesanal e manufatureira, impondo limites à produção.
2.      Com a produção fabril,  como se garantia a eficiência da produção?
Segundo o texto a tarefa do trabalhador era alimentar a máquina, verificar e controlar sua velocidade e zelar por sua manutenção, a principal conseguência dessa organização foi a dependência do homem em relação à tecnologia, cuja eficiência se mede pela quantidade de tempo que ela economiza na produção. O ritmo e a habilidade do trabalhador se subordinaram ao funcionamento da maquina. A eficiência da produção passou a ser determinado não pelas habilidades do operário, mas sim pela sofisticação da máquina.
3.      Cite duas mudanças da Revolução Industrial que atingiram o trabalhador.
O ritmo e o tempo de produção do operário passaram a ser determinado pelo ritmo e pelo tempo da máquina; o operário deixou de conhecer todo o processo de produção da mercadoria; o trabalho tornou-se repetitivo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário