segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atividades p.146 - 6º ano

Vamos Retomar


1. Reveja a organização de Tenochititlán, no Para começar. Que outros povos pré-colombianos estudados neste capítulo construíram cidades organizadas de forma semelhante a essa?
A civilização de Teotihuacan, os maias e os incas. Todas eram cidades dotadas de templose apresentavam organização social rígida.

2. Cite as civilizações que desenvolveram na Mesoamérica e aponte as características comuns que elas possuíam.
Olmecas, civilização de Teotihuacán, maias e astecas. A agricultura era sua principal atividade econômica; um grupo de sacerdotes exercia grande poder sobre a população, a sociedade era dividida em diversas camadas sociais e controlada por uma elite, sua religião era politeísta e possuíam arquitetura monumental voltada para a construção de templos religiosos.

3. Por que podemos afirmar que os maias se diferenciavam politicamente das demais civilizações americanas?
Porque se organizavam em cidades-estados, com governos independentes, e as demais civilizações apresentavam um único Estado imperial centralizado.

4. Sobre a civilização asteca, analise a seguinte afirmação. “Sua forma de organização era semelhante à das civilizações da Antiguidade oriental, como o Egito e a Mesopotâmia”.
Como acontecia nas sociedades orientai, o Estado Asteca era extremamente centralizado. O imperador era a autoridade máxima: administrava as províncias, controlava a produção agrícola, as obras de irrigação e a cobrança de impostos.

5. Explique como estava estruturada a sociedade inca.
Obedecia a uma rígida hierarquia: em sua parte mais alta, o imperador e seus parentes; a seguir uma elite de autos funcionários, sacerdotes e guerreiros; na base a maioria da população formada por camponeses.

6. Quais as consequências da chegada dos europeus para as civilizações pré-colombianas?
As civilizações pré-colombianas que viviam na América à época da chegada dos europeus foram violentamente dominadas, com a pilhagem de suas riquezas, a dizimação de sua população ( por meio dos combates ou doenças trazidas pelos europeus) e a destruição de sua cultura.

Um comentário: