sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vamos Conhecer um documento

Vamos Conhecer um Documento

Leia algumas das 95 teses e depois responda às questões.

5. O papa não quer nem pode remir qualquer pena, exceto aquelas que ele impôs pela sua própria vontade...
21. Erram os pregadores de Indulgências quando dizem que pelas Indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.
27. Enganam os aqueles que dizem que, logo que a moeda é lançada na caixa, a alma voa (do Purgatório).
28. É certo que desde que a moeda cai na caixa, o ganho e a cupidez aumentam; mas a influência da Igreja é dependente da vontade de Deus.
33. Deve-se desconfiar daqueles que dizem que as indulgências do papa são um inestimável dom divino pelo lqual o homem se reconcilia com Deus.
36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem pela remissão do castigo e do pecado; ela lhe é devida sem Indulgências.
50. É preciso ensinar aos cristãos que, se o papa conhecesse as usurpações dos pregadores de Indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro desaparecesse em cinzas a vê-la construída com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas.
86. Por que é que o papa, cujas riquezas são hoje maiores que as dos Cresoa mais opulentos, não constrói a Basílica de São Pedro com seu próprio dinheiro e não com a doas suas ovelhas?

LUTERO, Martinho, Obras, In: FREITAS, G. de.
900 Textos e docuemtnos. Lisboa: Plátano, 1982

1. A quem são dirigidas as críticas feitas por Lutero? Lutero critica os pregadores de indulgências e o papa.
2. Quais são as críticas de Lutero à autoridade do papa? Lutero afirma que o papa desconhece “as usurpações dos pregadores de indulgências”. No entanto acusa-o de possuir riquezas “maiores que os Cresos mais opulentos”. E, logo a segui, afirma que o dinheiro utilizado na cosntrução da Basílica de São Pedro provém dos fiéis.
3. O que o autor quis dizer quando afirmou que a Basílica de São Pedro (sede do papado) foi “construída com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas”? Lutero faz referência aos recursos obtidos pelos clérigos, por meio das vendas de indulgências ou os tributos impostos aos fiéis desde a época feudal.
4. Segundo Lutero, como os fiéis se livravam dos pecados? Para o autor, o verdaeiro arrependimento é que absolve os pecados, e a única autoridade que pode livras as almas é Deus.

2 comentários: