quinta-feira, 25 de novembro de 2010

7º ano - Atividade Avaliativa

Página 202 questão 5.

Analise as duas visões diferentes sobre o caráter da escravidão africana no Brasil apresentadas nas p. 200 e 2001. Considere.
a- A ideia principal de cada ponto de vista. Há dois pontos de vista opostos a respeito da escravidão africana: o primeiro: defende a ideia de que a escravidão africana no Brasil se caracterizou mais pela integração do que pela violência; o segundo: em oposição, advoga que, embora tenha havido miscigenação e troca de culturas, as marcas da escravidão foram a violência e a expansão.
b- O nome de um dos representantes de cada uma das visões. Gilberto Freyre e Jacob Gorender
c- os argumentos apresentado por uma e por outra  O primeiro ponto de vista tem como defensor Gilberto Freyre. Os argumentos principais na defesa da tese da integração são os casamentos inter-raciais, a convivência dos senhores e escravos no mesmo espaço e o sincretismo religioso.
A segunda visão defendida por Jacob Gorender, apresenta como argumento os constantes castigos, a alta taxa de mortalidade dos negros escravizados e as crueldades diárias a que eram submetidos os escravos nas fazendas.

Um comentário:

  1. nossa qe foto mais antiga sinto mt falta dessa epoca em rosangela Fana i eu haha te adoro mt rosangela bjs e abracos estou com muitas saudades de vc

    ResponderExcluir