domingo, 18 de abril de 2010

O surgimento da burguesia

Nos séculos XI, XII, e XIII, o desenvolvimento do rodízio de plantações, do uso da ferradura, de arados melhores, dos moinhos de ventos etc... aumentou a produção econômica . Daí, cresceu a população. O comércio tomou tomou impulso e surgiram novas cidades. Nas cidades viviam uma classe social, a burguesia. Os burgueses eram banqueiros comerciantes, donos de manufaturas. Em vez do trabalho gratuito, os servos passaram a pagar em dinheiro ao senhor feudal e, para conseguir dinheiro vendiam sua produção para os comerciantes. Aos poucos, o dinheiro foi se tornando uma riqueza tão importante quanto a terra.
Exercícios
p. 77
1- O que era os Burgos: periferia das cidades.
2- Quem morava nos Burgos? comerciantes, banqueiros e donos de manufaturas.
3Quem eram os mestres de ofício? donos de oficinas artesanais.
4- Explique por que a região de Champagne, na França, se tornou o centro comercial mais importante do final da Idade Média.
Champagne fica entre as cidade do norte da Península Itálica, que controla o comércio com o Oriente e a região de Flandres que domina o comercio no Mar do Norte, da Inglaterra a Rússia.

9 comentários:

  1. Obrigado por me ajudar, acho que você me ajudou muito! Bem eu estou na 7° série B, moro em Londrina-PR, e tenho 13 anos. Estudo no Colégio Estadual e meu professor passa tarefas, trabalhos e muito mais, poste mais coisas no seu Blog e sempre virei visitar e deixar comentarios.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de fazer uma pergunta vc sabe me dizer "Qual a relação entre o surgimento da burguesia, o renascimento cientificoe as mudança na educação?"

    ResponderExcluir
  3. estou muito grata a senhora por ter me ajudado estou fazendo cpa e estar muito dificil mas muito obrigado por ter essas perguntas ai e resposta

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada... me ajudou muito professora.

    ResponderExcluir
  5. Sou de São Luis-Ma.gostei muito do texto,(simples e fácil de compreender). Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Sou de São Luis-Ma.gostei muito do texto,(simples e fácil de compreender).Obrigada

    ResponderExcluir
  7. eu sou do rio eu gostei pq a prof falo para a gente fazer um texto obg

    ResponderExcluir
  8. muito obrigado...me ajudou muito

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito obg ;-;

    ResponderExcluir