terça-feira, 27 de abril de 2010

Surgimento do Homem

Qual a origem do homem e da mulher? De onde viemos? Como eram os primeiros homens e mulheres? Quando surgiram? Todos os povos do mundo se perguntam sobre isso. Na África Ocidental, os antigos contavam a seguinte história do primeiro casal.
Muluku, o deus supremo, cavou dois buracos na superfície da terra e dele tirou duas criaturas vivas, que examinou com atenção. Ambas tinham, pele nua e lisa, erguiam-se sobre os mesmos membros inferiores e olhavam seu criador como se esperassem ordens.
_ Eis o homem e a mulher! – exclamou Muluku, satisfeiro.
Pensando ter dado vida a seres inteligentes e capazes de utilizarem ferramentas, resolveu colocá-los à prova imediatamente:
_Homem e mulher, ouçam com atenção! Aqui está uma enxada. Quero que vocês a usem para cavar a terra. Depois, semeiem metade dos grãos de milho contidos neste saco. Em seguida, cortem comeste machado alguns galhos de árvore e construa uma cabana onde possam de abrigar. Quando quiserem comer, cozinhem nesta panela um punhado de grão que ficaram no saco. Também estou deixando algumas brasas. Tratem de manter o fogo aceso!
Com essas palavras, Muluku deixou a Terra, pois tinha outras tarefas.
 Após algum tempo, voltou e quis ver o trabalho do casal. Por mais que procurasse, não achou nenhuma cabana. O fogo se apagara, e a panela estava quebrada e suja. A alguns passos dali, viu o saco de grãos rasgado e a enxada largada no meio do mato. Logo descobriu os humanos na floresta. Desobedecendo às ordens de Muluku, recusavam a trabalhar e preferiam viver como animais selvagens! O deus ficou furioso. Chamou o macaco e a macaca e deu-lhes as mesmas ordens e ferramentas e as mesmas instruções. Os dois animais obedeceram perfeitamente. Então, Muluku cortou seus rabos e disse:
 _De hoje em diante, vocês serão os homens...
Depois, pegou o homem e a mulher, grudou em cada um deles os rabos dos macacos e disse, com voz severa:
_Vocês são agora, macacos! È só o que merecem?
Livro História em documento – Imagem e Texto. Joelza Ester Rodrigues. Pág. 38

  • Ler no livro didático: A evolução do ser Humano. p. 26.

  • Copiar no caderno as duas teorias do surgimento da vida.

  • Elaborar um texto citando em qual das teorias você acredita e justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário