terça-feira, 20 de abril de 2010

Menino de Lapedo

Ler o texto da p. 35 Copiar e responder as questões.
Menino do Lapedo
a- Quem foi o menino de Lapedo? Um menino de 5 anos de idade, resultado do cruzamento do Homo sapiens sapiens e o Homo de neanderthalis.
b-Onde e quando viveu? Viveu em Leiria, no vale de Lapedo, Portugal, (Europa) há cerca de 24500 anos atrás.
c- Que características do menino chamaram a atenção dos cientistas? Eles concluíram que o Homo sapiens e o Homo de neanderthali viveram juntos e se miscegenaram.
Lapedo
d- Por que , segundo os pesquisadores, a hipótese de os neanderthalis terem convivido com os humanos modernos incomoda alguns cientistas? Porque nega a hipótese mais aceita sobre o desenvolvimento de ser humano, que afirma ser o Homo sapiens sapiens o legítimo representante da nossa espécie, já que os neandertais seriam menos humanos que nós.

10 comentários:

  1. sou profª de História(6º ano, EJA Médio e Fundamental) e Geografia(EJA Médio e Fundamental).Visito sempre o seu blog.Sempre olho o seu material. Trabalhamos da mesma forma! Grata!tozatocida@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. penso que mesmo apesar disso, tal como as mulas nao se podem reproduzir, talvez o mesmo acontecesse com a "mistura" das duas espécies. E dado que os homo sapien sapien eram mais, teriam mais probablidade de manter a espécie.

    ResponderExcluir
  3. Em 1997, quatro pesquisadores, dois alemães e dois americanos, conseguiram recuperar uma pequena quantidade do DNA do osso de um Neanderthal (estudo de um trecho de DNA mitocondrial) e compararam-no com o trecho correspondente de 986 outros tipos, provenientes de seres humanos actuais. O resultado conduziu à seguinte conclusão: o DNA dos Neanderthais é muito diferente; encontra-se pelo menos o triplo de divergências do que quando se comparam duas amostras de DNA actuais; logo, o Homo Neanderthalensis é uma espécie diferente da nossa e não houve cruzamento genético entre ambas.

    ResponderExcluir
  4. No dia 7 de Maio de 2010, a revista Science, publicou os resultados de vários estudos (univ. da California & Leipzig-Alemanha)que provam que quase cada um de nós tem no seu ADN até 4% de neanderthalis !
    Os Europeus, os Asiáticos, e até os habitantes da Papua Nova Guiné! Só os Africanos é que não, pois supõe-se que os 2 "humanóides" se tenham conhecido "nos arredores" da Palestina.
    Acima de tudo, estes nossos antepassados mostram-nos que em tudo há bom e que não se deve ter medo do desconhecido e das diferenças...
    (Desculpem os erros, saí de Portugal com 10anos)

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, como antropologo espero que você apresenta a mestiçagem do menino apenas como uma teoria, e não como uma verdade absoluta, como parece fazer no seu blog.

    alexandre

    ResponderExcluir
  6. daprende muito aqui!!!

    ResponderExcluir
  7. queria poder tirar cherox e po no eu trabalho mais nao pode to com uma priguisa de escrever

    ResponderExcluir
  8. Inclusive há a teoria do sangue Rh-negativo como sendo proveniente desta mestiçagem inter-espécies!Sim, já que todos os símios possuem este fator nas células vermelhas e tb os humanos, mas 15% da humanidade é negativa para este fator, fato esse inexplicável e como a sugerir um antepassado diferente na "jogada"! A grande maioria dos Rh- são caucasianos. É quase nulo entre negros. Essa diferença de fator no sangue pode inclusive causar uma forte reação alérgica que põe em risco a gestação na mãe Rh- com um feto Rh+. Inclusive, as pessoas com Rh- seriam conhecidas, por esotéricos, como "povo serpente", por terem tb neanderthal em seu DNA.
    Cláudia

    ResponderExcluir