domingo, 7 de julho de 2024

P. 36 - 7º ano - A.S.

 Quais eram os principais objetivos dos europeus com a expansão marítima? Os principais objetivos eram encontrar riquezas, como ouro, e especiarias, e desenvolver novas rotas de comércio com o Oriente.

 2. Quais dificuldades a tripulação costumava enfrentar durante o período de viagem nas embarcações?  Algumas embarcações levavam um grande número de tripulantes e a viagem podia durar meses. As condições de higiene eram precárias, os alimentos estragavam ou acabavam; além disso, havia carência de nutrientes essenciais para a saúde humana. Toda essa situação contribuía para a manifestação de doenças, o que poderia causar a morte de muitos dos tripulantes.

 3. Quais foram as principais consequências das viagens marítimas para o contexto histórico europeu? As viagens marítimas proporcionaram aos europeus estabelecer contato com os habitantes de diversas regiões do mundo, ou, em alguns casos, ampliar esse contato. Assim, houve alterações no modo de vida dos europeus, com a introdução de novos produtos de diversas regiões, além do intercâmbio cultural com os habitantes de outros continentes.

 4. No início da expansão marítima europeia, o oceano Atlântico representava o desconhecido e era visto com temor pelos marinheiros. Para compreender melhor o imaginário europeu dessa época, analise a gravura e leia o texto. Depois, responda às questões.


 [...] Espaço do incógnito e da aventura, espaço do medo, [o Atlântico] é também o espaço onde o homem se encontra com ele próprio, na superação do obstáculo, no esforço, na viagem. [...] É neste quadro complexo do imaginário atlântico que o maravilhoso tem lugar. Não tanto o maravilhoso da riqueza (que só se desenvolverá num segundo momento), quanto o maravilhoso do fantástico e do monstruoso. [...] O relato da viagem de São Brandão faz uma descrição das serpentes atlânticas, apresentando-as como seres temíveis: “Com o fogo que lança, abrasa como a boca de um forno, com uma chama tão alta e tão ardente que os [marinheiros] faz temer pela morte. O seu corpo é excessivo, e solta mugidos com maior força que quinze [touros] juntos. Só perante a ameaça dos seus dentes, teriam fugido até mil e quinhentos guerreiros. As ondas que desloca são tão altas que não necessita de mais nada para provocar uma tempestade”.
 FONSECA, Luís Adão da. O imaginário dos navegantes portugueses dos séculos 15 e 16. 
 Estudos Avançados, v. 6, n. 16, 1992. p. 45-46. 

 a ) Explique o sentido que a palavra maravilhoso apresenta no texto. A palavra “maravilhoso” foi utilizada pelo autor para se referir ao aspecto inexplicável e irracional do imaginário europeu na época das Grandes Navegações.

 b ) Como São Brandão descreve a criatura marítima? São Brandão descreve as serpentes atlânticas como seres temíveis. Segundo ele, elas lançavam fogo, faziam barulhos, apresentavam dentes ameaçadores e deslocavam grandes quantidades de água.

 c ) Comente sobre o imaginário europeu da época.  Na época da expansão marítima, os europeus apresentavam conhecimento limitado dos oceanos e de suas extensões. Por isso, imaginavam que esses espaços eram povoados por criaturas mito lógicas e desconhecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário