domingo, 19 de junho de 2022

Tá ligado p. 75

30. Explique o que é monoteísmo? Crença na existência de um único deus.

31. Apresente as características geográficas de Canaã. Canaã possuía algumas áreas férteis cercadas por regiões desérticas. O Rio Jordão permitiu a prática da agricultura e o abastecimento de água e, por isso, atraía vários povos ao redor. Desde 9000 a.C. começaram a se estabelecer aldeamentos na região de Jericó. Entre 2300 e 2000 a.C., a região já contava com diversos povos estabelecidos e era denominada Canaã.

32. Aponte a importância econômica de Canaã. Por causa da sua localização, Canaã era um local estratégico de passagem de rotas comerciais vindas do Egito, Mesopotâmia, Arábia e Fenícia.

33. Aponte as atividades desenvolvidas pelos hebreus em Canaã. Em Canaã, os hebreus dedicaram-se à agricultura e à criação de animais, organizados em comunidades familiares.

34.Quais eram as funções dos patriarcas?  Os patriarcas desempenhavam a função de chefes políticos, religiosos e familiares.

35. Apresente a origem do termo “Palestina”. O significado é “região dos filisteus” ou, em grego, Philistia.

36. Aponte as diferenças religiosas entre os hebreus e os demais povos da região da Palestina à época dos juízes. . Em Canaã, cultuava-se inúmeras religiões politeístas. Os hebreus eram os únicos a cultuar apenas um deus, ou seja, eram os únicos monoteístas.

37. Liste as classes sociais da sociedade hebraica à época da monarquia. Chefes guerreiros, funcionários letrados/ sacerdotes, camponeses e pastores



38. Explique as razões que levaram à divisão da monarquia hebraica em torno de 900 a.C.  Em seu reinado, por volta 960 a.C., o rei Salomão decretou o trabalho obrigatório, o que dificultou a vida da população camponesa. Essa medida, somada à criação de altos impostos, gerou uma grande insatisfação popular, que piorou após sua morte. A crise levou à divisão das Doze Tribos em dois reinos: Judá, com capital em Jerusalém, e Israel, com capital em Samaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário