domingo, 17 de setembro de 2017

Atividade 9º ano p. 170

1. Monte uma ficha sobre a Guerra Fria informando
a. O que foi: A Guerra Fria consistiu num conflito permanente entre os Estados Unidos e a União soviética, na qual os dois lados evitavam o confronto militar direto temendo que o usos de armas nucleares levassem à destruição de ambos.
b. Quais os sistemas socieconômicos rivais: Capitalismo X Comunismo
c. Quais as principais alianças militares: OTAN X Pacto de Varsóvia
d. Qual o comportamento dos governos das superpotências em relação aos que manifestaram opiniões divergentes. Ambos se comportavam de modo parecido; tanto o macarthismo quanto o stalinismo perseguiam, prenderam e provocaram a morte de seus adversários. No caso do stalinismo essas mortes são contadas aos milhões.

3. Calvin and Hobbes (Calvin e Haroldo, no Brasil) é uma série escrita e ilustrada pelo estadunidense Bill Watterson e publicada em jornais do mundo inteiro, entre 1985 e 1995, Calvin é um garoto de seis anos que tem um amigo Haroldo, um tigre muito inteligente.
 a. A qual contexto essa tirinha se refere? Justifique. Ela se refere ao contexto da Guerra Fria, em que havia uma tensão permanente entre o bloco comunista e o capitalista (ordem mundial bipolarizada). A justificativa esta no conteúdo da fala de Calvin presente nos quadrinhos três e quatro.
b. Responda coam base no texto: quem ganhou a brincadeira? Justifique. Nenhum dos dois lados, pois o combinado era que aquele que fosse acertado pelo dardo morria; ocorre que ambos foram alvejados ao mesmo tempo. Portanto, ninguém ganhou.
c. Por que Calvin considerou a brincadeira estúpida? Pelo fato de um acertar o outro ao mesmo tempo, o que, segundo as regras levariam ambos à morte.
d. A tirinha em foco contém uma crítica social ou é uma diversão? Explique. A tirinha critica o absurdo que significaria uma guerra entre EUA e a URSS, já que ambos tinham um poder equivalente de destruir e de matar, capaz de causar o fim da vida sobre a terra.

4. Observe a imagem com atenção.
a. A que plano esse cartaz de 1950 de refere? Refere-se ao Plano Marshall
b. o que foi esse plano? O Plano Marshal constituiu em um vasto programa de ajuda econômica aos países da Europa mais atingidos pela Segunda Guerra Mundial.
c. qual foi o seu resultado? Em pouco tempo o Plano Marshall atingiu seus objetivos, permitindo a rápida recuperação econômica de países como a Inglaterra, a Alemanha Ocidental e a França. Além disso, estimulou as exportações norte-americanas para a  Europa, fortaleceu a liderança mundial dos Estados Unidos e diminuiu a força do comunismo na Europa.








5. Guerra Fria e Esporte. A Guerra fria também influenciou o esporte. A tabela a seguir apresenta as medalhas obtidas pelos Estados Unidos e pela União Soviética nas Olimpíadas ocorridas entre 1960 e 1988. Observe-a com atenção.
 
a. A que se pode concluir lendo a Tabela? Pode se concluir que as Olimpíadas eram usadas tanto pelos Estados Unidos quanto pela União Soviética para provar que o seu sistema socieconômico era melhor. Daí os investimentos volumosos empenhados em seus atletas e os excelentes resultados obtidos nas provas. A União Soviética passou a disputar olimpíadas em 1952
b. Por que será que os Estados Unidos não ganharam nenhuma medalha em 1980, o mesmo acontecendo com a União Soviética quatro anos depois? O boicote feito pelos estadunidenses em Moscou, em 1980, e o troco dado pelos soviéticos em 1984, em Los Angeles.
c. Que relação se pode estabelecer entre esporte e política nos tempos da Guerra fria? No contexto da Guerra fria ficou evidente o uso político do esporte pelas superpotências, seja para evidenciar que um sistema socieconômico era superior ao outro, seja para provocar o adversário, como ocorreu em Moscou (1980) e Los Angeles, em 1984.


Nenhum comentário:

Postar um comentário