domingo, 9 de abril de 2017

Atividade p. 91 – 8º ano

2. Na Inglaterra do século XVII, as disputas entre o parlamento e a Monarquia desembocaram em guerra civil 91642-1649). Sobre o assunto responda:
(a)    O que é guerra civil? É uma guerra interna, um conflito entre facções e / ou grupos de um mesmo país
(b)    Que grupos sociais e religiosos lutaram ao lado do rei? Quais lutaram ao lado do Parlamento? A alta nobreza e a burguesia monopolista, de religião anglicana ou católica, lutaram ao lado do rei; já a burguesia comercial e a manufatureira e a gnetry, de religião puritana ou presbiteriana, lutaram ao lado do Parlamento.
(c)    Qual foi o desfecho da guerra civil de 1642-1649? O rei foi decapitado, a república dói proclamada e Cromwell assumiu o poder.
3. Sobre os Atos de Navegação promulgados por Cromwell, em 1651, responda.
(a)    O que foram esses Atos? Eles exigiram que todos os produtos negociados pela Inglaterra fossem transportados por navios de bandeira inglesa ou dos países que os produziam.
(b)    Com que objetivo Cromwell os promulgou? Com o objetivo de fortalecer a economia britânica e prejudicar a Holanda, a principal concorrente da Inglaterra nos mares.
(c)    Quais os desdobramentos da promulgação desses Atos? A Inglaterra e a Holanda travaram um guerra pela supremacia nos mares, que dói vencida pelos ingleses.
4. Elabore uma ficha sobre a revolução Gloriosa de 1688.
Revolução Gloriosa de 1688
O que foi
Foi um movimento revolucionário liderado pelo Parlamento inglês, que depôs o rei absolutista Jaime II e entregou a coroa da Inglaterra a Guilherme de Orange ( genro de Jaime II)
Mudanças decorrentes dessa revolução
·        A Inglaterra deixava de ser uma monarquia absolutista e tronava-se monarquia parlamentarista.
·        Os ingleses deixavam de ser apenas súditos do rei e passava a ser cidadão, com direitos e deveres.
·        O capitalismo inglês ganhou impulso, e isto favoreceu a liderança econômica e política da burguesia inglesa nos séculos seguintes.
Relação entre a revolução Gloriosa e a Revolução Industrial na Inglaterra
A Revolução Gloriosa favoreceu o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra e a expansão dos negócios da burguesia e da gentry, contribuindo, assim para o advento da Revolução Industrial.



3 comentários: