terça-feira, 3 de junho de 2014

Atividades p. 84 – 6º ano

Organizar o conhecimento
1.       Em seu caderno, explique a função dos termos a seguir nas sociedades mesopotâmicas.
a.       Zigurate: Torre alta sobre a qual havia um templo, considerado a casa dos deuses e onde ocorriam os rituais religiosos.
b.      Palácio: Morada do rei e centro administrativo. Muitos artesãos prestavam serviços para o palácio.
c.       Caracteres cuneiforme: Símbolos empregados na escrita cuneiforme.
d.      Estudos matemáticos: serviam para resolver problemas práticos no comércio e na administração da cidade.
2.       Observe a estatueta do rei Gudea, a cidade mesopotâmica de Lagash, e responda.

a.       Quais eram as funções do rei nas cidades mesopotâmicas? O rei comandava o Estado. No início ele era o principal sacerdote em um templo. Depois do terceiro  milênio, ele centralizava todas a parte administrativa e militar da cidade: coordenava o armazenamento dos excedentes agrícolas, a execução das obras públicas, comandava o exército e cobrava impostos.
b.      Que características relacionadas à figura do rei parecem representadas nessa escultura? O adorno na cabeça, uso de um tipo de túnica que cobre apenas um braço e a posse de um vaso do qual saem os fluxos de água, fator fundamental para a existência e manutenção das comunidades humanas. Além disso, a estatueta está coberta de caracteres cuneiformes, mostrando sua relação com o governo do Estado.
c.       Qual seria o significado da água que jorra da vasilha segurada pelo rei? O rei realizava, todo ano, rituais que procuravam assegurar boas colheitas e, por isso, estava ligado à fertilidade e à abundância de alimentos. Na Mesopotâmia, por causa do tempo seco, essas duas ideias estavam ligadas aos rios Tigre e Eufrates. A agricultura só era possível por meio da irrigação dos campos com as águas desses rios. Os peixes, que acompanham a água na escultura, também mostram a importância da pesca para a população dessas cidades.

12 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa muuuuuuuitoooooo obrigada, ajudou muuuuuuito com meu dever hehe^^ Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada rosangela vc mim ajudo a fazer o dever de casa que eu nen consequir fazer muito agradevida Deus te abençoi

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por terem Me ajudada tava muito difícil eu não ia consegui sem ajuda de vocês brigada não se como agradeçer.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por terem Me ajudada tava muito difícil eu não ia consegui sem ajuda de vocês brigada não se como agradeçer.

    ResponderExcluir
  5. Mas no livro tem 4 questoes , oq faço? -'

    ResponderExcluir