sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lendo textos p. 72 6º anos e PAV

Artigo de Jornal

Programa de índio. Oba!

Marcelo Ferroni
Em uma das quatro aldeias indígenas existentes na cidade de São Paulo, no Pico do Jaraguá, moram 49 famílias que tentam preservar seus costumes e se orgulham de ser uma raça pura.
   Quando a gente lê um livro, asiste adesenhos ou filmes sobre Índios, a imagem que passam é a de que o índio anda sem roupas, usa um cocar na cabeça, vive na floresta caça com arco e flecha a sua própria comida, mora em ocas, dorme em redes e fala uma língua que a gente não entende. Bom, muito da cultura indígena e a maioria das aldeias hoje é civilizada, principalmente aquela que ficam perto das grandes cidades. Tanto que os índios os índios não gostam quando nos referimos ao grupo como tribo. Eles preferem que se diga aldeia. Ainda hoje, existem aldeias espalhadas por todo o Brasil [...]
    A maior parte desses grupos vive na regiões Norte e Centro-oeste do país, nos estados do Amazonas e Mato Grosso, mas no estado de São Paulo também existem 17 áreas indígenas e 4 delas ficam na capital.
   O Estadinho visitou uma aldeia guarani, chamada Pyu - que quer dizer aldeia nova - , no Pico do Jaraguá. O pajé. o líder da aldeia, é José Fernandes. Ele faz questão de manter as tradições culturais e a etnia pura para não deixar que a raça acabe. Por isso, não permite que os índios do grupo se casem com pessoas "brancas", ou de outra etnia. Outras característica é que les só falam em guarani. As crianças só aprendem a língua portuguesa quando vão para a escola, a partir dos 7 anos. Aliás os índiozinhos da aldeia têm uma vida parecida com a de qualquer criança. Eles acordam cedo, escovam os dentes, vão para a escola, brincam, assitem " a TV, gostam de desenhos e os meninos adoram futebol. quando ganham presentes, a reação é comum: os olhinhos de felicidade. Apesar das semelhanças, a vida dos índios diferenciam-se por alguns costumes, crenças e características físicas: cabelos e olhos pretos, marcantes e pele morena.
   A aldeia não é muito grande. tem 49 famílias e cerca de 68 crianças, como Jussara Fernandes Soares Silva, de 10 anos. Ela conta que acorda às 7 horas e vai para a escola. O resto do tempo, aprende a fazer artesanato, a dançar o paracau (dança indígena), cuida dos irmãos menores e gosta de assistir à Tevê. "O que eu mais gosto é do Pica-Pau", disse. E Jussara tem opinião formada, e surpreendente , sobre o que que para seu futuro: "Não quero casar nem ter filhos. Vou cuidar da minha avó e da minha mãe."
O Estadinho de S. Paulo, 19 de abr. 2003. Suplemento Estadinho.



Discutindo o artigo

  1. De acordo com o artigo, qual a imagem que os livros e desenhos passam dos indígenas?  A imagem é e que eles andam nus, usam cocar, vivem na floresta,caçam a sua própria comida, moram em ocas, dormem em redes falam uma língua que a gente não entende.
  2. Essa imagem é verdadeira? Por quê? Em parte, essa visão é verdadeira, pois muitos indígenas como a aldeia Pyu, ainda preservam suas tradições. Mas parte da cultura indígena desapareceu e muitas aldeias são "civilizadas", principalmente as que estão próximo das grandes cidades.
  3. Onde vive a maioria dos indígenas brasileiros? Que estados fazem parte dessas regiões, além dos citados no texto? Nas regiões Norte ( estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e Roraima) e centro-oeste ( Goiás, Mato Grosso  e mato Grosso do Sul)
  4. Onde fica a aldeia Pyu? no Pico do Jaraguá na cidade de São Paulo - SP.
  5. A que etnia pertencem os indígenas dessa aldeia? Guarani
  6. Cite duas características culturais e duas características físicas desse povo.Características culturais: não se casam com pessoas de fora da aldeia; até os 7 anos de idade falam apenas o guarani; preservam sua tradições . Características Físicas: cabelos e olhos pretos e marcantes; pele morena.
  7. Como vivem as crianças da aldeia Pyu? Elas acordam cedo, escovam os dentes, vão para a escola, brincam, assistem à TV, gostam de desenhos e os meninos adoram futebol. Falam guarani e aprendem tradições indígenas com dançar o paracau e fazer artesanato.
  8. Cite duas semelhanças e duas diferença (físicas ou culturais) que existem entre as crianças da aldeia Pyu e você. Possíveis Semelhanças: ir à escola, brincar assistir à TV, jogar futebol, características físicas Possíveis diferenças: caracteísticas físicas, falara guarani, cultivar certas tradições indígenas,
  9. O autor do artigo diz que o pajé não permite casamento entre os indígenas da aldeia e pessoas "brancas". Como isso, pretende preservar a "raça" do grupo.
        a) Está correto dizer que os indígenas da aldeia Pyu pertencem a uma raça diferente da nossa?  Por quê? Não, porque não existem raças humanas. A palavra correta e etnia.
          b) O que você pensa da atitude do pajé? Pessoal

     10. "Muito da cultura indígena desapareceu e a maioria das hoje é civilizada": o que o autor do artigo quis dizer com a palavra "civilizada"? Procure no dicionário e anote todos os seus significados. No próximo capítulo, retomaremos esse assunto. Quis dizer que elas têm hábitos de vida muito semelhantes aos dos não indígenas. Significados da palavra "civilização: 1 diz do individuo que tem civilização; 2 diz-se de ou individuo bem-educado, cortês civil, urbano; 3 diz-se de ou individuo culto. (Dicionário Houaiss).

12 comentários:

  1. Obg Ro conseguir Fazer meu trabalho de Historia foi mto facil para eu poder terminar eu so copiei OBG mesmo Consegui 10 pontos hehe

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada, você está me ajudando muito
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Muitoooooooooooooo Obrigado levei 10 pontinhos em história ;D

    ResponderExcluir
  4. VALEU MI AJUDOU PTA CARAMBA #DEZZZZ#

    ResponderExcluir
  5. maneiroooo bjoooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. obrigada este trabalho foi ótimo , adorei abraço ..................

    ResponderExcluir