quinta-feira, 29 de março de 2012

Trabalhando com textos p. 51 - 7º ano


Trabalhando com documento

Leia a seguir um trecho da epístola do papa Inocêncio III, de 1198.

Teoria da lua e do sol

Do mesmo modo que /deus, criador do universo, colocou no firmamento dois grandes astros, o maior par iluminar o dia e o menor a noite, assim também, no espaço universal da Igreja. Ele estabeleceu duas autoridades supremas, a autoridade dos papas e a autoridades real, para que estejam à frente das almas a maior e dos corpos a menor, comparadas respectivamente ao dia e à noite. Portanto, da mesma forma que a Lua é menor em volume, inferior nos seus efeitos e recebe a luz do Sol, que brilha muito mais que ela, a autoridade real tira seu brilho e prestígio da autoridade pontifica [...]
EPÍSTOLAS Sicut universitatis conditor 
(1198), apud S. Baluzis: Epistyolarum
 Inocentii III, I. 235.
In ARTOLA, Miguel. Textos
Fundamentos para La História. Madrid:
Alianza Editorial, 1992. p. 126.
1. Explique, com suas palavras, a comparação feita pelo papa Inocêncio III entre a autoridade dos reis e a autoridade dos papas.
O papa compara os reis à lua, e o papas ao Sol. para ele, assim como Deus colocou no céu os dois astros, também estabeleceu a autoridade dos reis a dos papas. No seu ponto de vista, como o sol ilumina mais e durantes o dia, enquanto à Lua ilumina menos e à noite, também a autoridade do papa é maior pois ilumina as almas, enquanto a autoridade dos reis é menor, pois ilumina os corpos.
2. Qual era a intenção do papa ao afirmar sua superioridade sobre os reis?
A intenção do papa era justificar que o poder dos reis deveria se submeter ao poder eclesiástico da Igreja. Por isso, Inocêncio III termina o testo afirmando que a autoridade real " tira seu brilho e prestígio da autoridade pontifícia."

4 comentários:

  1. obrigado, assim a professora de historia nao me mata !

    ResponderExcluir
  2. Rօsaռɢɛʟa ʍʊʊʊɨtօ օɮʀɨɢaɖa ʍɛsʍօ, saʟʋօ ʍɛʊ ʄɨʍ ɖɛ sɛʍaռa

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho prof. ! Continue ajudando os outros

    ResponderExcluir
  4. os monges de cluny costumavam ocupar se de trabalho intelectual como a copia de livro a ilustraçao dos manuescritor a trduçao de obras clasicas e de tratados cientifics arabes no dia a dia tais tarefas intercalavam com oraçao canticos e missas indetificas que depois de obsevar a planta em quais dependecias todas esas atividade mencionadas poderiam ser realizadas

    ResponderExcluir