terça-feira, 13 de março de 2012

6º ano - P. 41 Pintura Rupestre

Você já aprendeu que todo vestígio deixado pelo ser humano é um documento histórico.
A pintura abaixo foi encontrada nas paredes de uma caverna em Tassalin-Ajjer, no deserto do Saara, norte da África. Ela data de 3000 a. C. Em grupos, observem-na atentamente e façam o que se pede e faça o que se pede no caderno.


1. Como se cham esse tipo de imagem? Pintura rupestre
2. Que figuras vocês identificam nela? seres humanos e animais
3. Como essas figuras foram representadas? Descrevam suas cores, suas formas, a maneira como estão dispostas na cena. Os grupos de seres humanos são representados com cores escuras poucos detalhes, observa-se um adorno em forma de bracelete na figura da esquerda. Alguns deles portam instrumentos que parecem armas. Estão disposto em torno do animal e passam a ideia de caça. Os animais foram representados de perfil. O que esta no centro, de cor clara, parece ser a figura mais importante da imagem e foi representado com mais detalhes que os homens.
4. Levantem hipótese sobre o que essas figuras estão fazendo.Trata-se de possivelmente de um cerca aos animais, pastoreio ou um sacrifício.
5. Camparem suas respostas às questões 2, 3, e 4 com as de seus colegas. Elas são iguais às de seu grupo? Expliquem por que isso acontece?
Pessoal.
6. Faça um desenho parecido com a imagem, usando as mesmas cores e figuras semelhantes.
Pessoal

7. Imagine que você é um arqueólogo e se deparou com esse documento em uma de suas viagens à África. A que conclusões você~e chegaria sobre o modo de vida dos homens que produziram essa imagem?

Pessoal

5 comentários:

  1. É BOM ESSAS RESPOSTAS PARA ENSINAR MAIS AS PESSOAS E QUE BOTA ESSAS RESPOSTAS DEVE SER PROFESSORA OU É MUITO INTELIGENTE PRA SABER OBRIGADA PELA A RESPOSTAS DAS PERGUTAS OBRIGADA MESMO E PARABENS POR SER INTELIGENTE.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essas respostas pois podemos saber se você é ou não uma boa professora !!

    ResponderExcluir
  3. gostei e me ajudo muito no para casa e amei a professora!

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM ADOREI MESMO NÃO SENDO OQUE EU PROCURAVA MAS E MUITO BOA ESSAS RESPOSTAS

    ResponderExcluir