quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Atividades - 7º anos - p. 30

Livro. Página 30
Atividades - Vamos Retomar
 Questões: 1,2,3,4,e 5
1. Quem eram os bárbaros? Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que não haviam sido romanizados, ou seja, que não falavam latim ou o grego e não tinha, os mesmos hábitos culturais e religiosos que eles
2. Como os bárbaros influenciaram a formação do feudalismo? Os bárbaros haviam ocupados uma parte do Império Romano, contribuindo para fragmentá-lo. Isso provocou a fuga da população das cidades para o campo, acelerando a ruarlaização e a substituição da estrutura escravista feudal.
3. Retome o Para Começar e, com base no que você estudou neste capítulo, responda em seu caderno.
a) Quais eram os principais grupos sociais durante a Idade Média? Quem os compunham? Clero: composto por monges, padres, bispos e outros membros da Igreja Católica; Nobreza: Senhores Feudais; Servos: os camponeses.
 b) Que atividades esses grupos sociais realizavam? Clero: rituais religiosos; Nobres: Obrigações militares; Servos: responsáveis pela agricultura
4. Observe a pirâmide social da p. 26 e responda em seu caderno:
a) Em quantas partes esta dividida? duas: Topo e Base
b) Qual o grupo de maior expressão númerica? Em que parte da pirâmide se localiza? Camada produtiva, os servos e vilões,: localiza-se na base. 
c) Essa Forma de representar uma sociedade omo pirâmide coloca um grupo na base e outro no topo. O que isso pode significar além da quantidade de pessoas? Significa que o grupo da base sustenta o grupo superior, Na Idade Média os servos e vilões trabalhavam para manter a camada dominante: clero e nobreza.
d) crie outra forma para representar a relação entre servos e nobreza. Você pode usar outras figuras geométricas, cores etc.


5. Explique co suas palavras as principais características econômicas, políticas  e sociais do feudalismo. A base econômica do feudalismo era a terra, a produção rural local em unidades isoladas, os feudos. O poder político era local, descentralizado, exercido pelos senhores feudais. A sociedade era estamental, sem mobilidade,tendo no topo o clero e os nobres, e na base os servos e os violões.



31 comentários:

  1. vc vai longe sua expilcaçao ta otima parabenns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom ajudou na minha tarefa nota dez,kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. nossa eu sei q nao te conhesso mas todas essas atividades tem no meu livro
      esquessi de faze a tarefa e achei o seu saite e olha n te conheço mas vc eé uma otima prof sou de santa maria rs vlw sorinhaaaa



      Excluir
    3. muito bom!!!!!

      Excluir
  2. obg vc mim ajudou muito
    tou sem saber e ja e pra manha !


    Parabens!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom me ajudou muito só ficou faltando o numero 6 !.. voçê é exelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade falta a 6 ):

      Excluir
    2. verdade so falta o 6 mesmo :)mais muito obrigada ai você e muito boa

      Excluir
    3. Muiito obrigada ajudou na minhas tarefas !!!

      Excluir
  4. falta uma questão a 6!

    ResponderExcluir
  5. aaaaah , falto a questão 06 . ): mais tá demais, amei, ajudou muito mesmo . *-*

    ResponderExcluir
  6. nossa vc me ajudou bastante obrigada so que quero ve lembrar isso na prova kkkkkkk mais ta otimo

    ResponderExcluir
  7. vc me ajudou brigado

    ResponderExcluir
  8. Nossa mto obrigada mesmo prescisava disso só faltou a 6 mais ta ótimo vc é uma professora mto boa meus parabéns!Valeu

    ResponderExcluir
  9. muito bom
    mais so faltou a pagina 31
    vamos trabalhar com texto e
    vamos trabalahar com mapas

    ResponderExcluir
  10. muito obrigada ficou massa e me ajudou muito e só falto a questão 6 mais não tem ploblema parabéns a senhora e uma otima professora!!valeu

    ResponderExcluir
  11. vc me ajudou mtmtmtmtmtmttmtmmtmmt que pena que faltou uma quetão a nº 6 hehehehe mas isso acontece.....

    ResponderExcluir
  12. otimo muito obrigando a senhora me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  13. Vou usar com meus alunos.simples, objetiva e completa . Att. Rose

    ResponderExcluir
  14. amei me ajudou muito mais da proxima vez coloque a questao 6 og

    ResponderExcluir
  15. amei muito obrigado mas da proxima vez bote a questao 6

    ResponderExcluir
  16. Perfeiiiitoo o q eu mais precisava Obg;*

    ResponderExcluir
  17. ajudo muito, muito muito obrigadaa *--*

    ResponderExcluir
  18. muito bom suas perguntas são iguais a do meu professor *-*

    ResponderExcluir
  19. adorei me ajudou na tarefa de historia do livro radix muito bom mas a professora nem sabe que esse blog existe e se souuber ela me mata

    ResponderExcluir
  20. esta otimo me ajudou demais

    ResponderExcluir
  21. me ajudou bastante no livro radix 7 ano

    ResponderExcluir