segunda-feira, 9 de maio de 2011

Trabalhando com documentos - 7º ano

Livro: p. 51
Leia a seguir um trecho da epístola do papa Inocêncio III, DE 1198

Teoria da Lua e do Sol
"Do mesmo modo que Deus, criou o universo, colocou no firmamento dois grandes astros, o maior para iluminar o dia e o menor a noite, assim também, no espaço universal da Igreja. Ele estabeleceu duas autoridades supremas, a autoridade dos papas e a autoridade real,para que estejam à frente das almas a maior, e dos corpos a menor, comparadas respectivamente ao dia e á noite. Por tanto, da mesma forma que a Lua é menor em volume, inferior nos seus efeitos e recebe a luz do Sol, que brilha mais do que ela, a autoridade real tira seu brilho e prestígio da autoridade pontifícia (...)"
EPÍSTOLA Sicut universitatis conditor
1198. apud S. Baluzius: Epistolarum Inocêncio III, I, 235.
In: ARTOLA, Miguel. textos
fundamentales para la Historia, Madrid:
Alianza Editorial, 1992. p. 126
1. Explique, com suas palavras, a comparação feita pelo papa Inocêncio III entre a autoridade dos reis e a autoridade dos papas. O papa compara os reis à lua, e os papas ao Sol. Para ele, assim como Deus colocou no céu os dois astros, também estabeleceu a autoridade dos reis e dos papas. No seu ponto de vista, como o sol ilumina mais durante o dia, enquanto a lua ilumina menos e à noite, também a autoridade do papa é maior, pois maior, pois ilumina as almas,enquanto a autoridade dos reis é menor, pois ilumina os corpos.
2- Qual era a intenção do papa ao afirmar sua superioridade sobre os reis?
A intenção do papa era justificar que o poder dos reis deveria se submeter ao poder eclesiástico da Igreja. Por isso, Inocêncio III termina o texto afirmando que a autoridade real "tira seu brilho e prestígio da autoridade pontifícia.

8 comentários: