domingo, 6 de maio de 2012

Povoamento da América

Atualmente, existem duas teorias para explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering.
Segundo a teoria transoceância, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram por meio das correntes marítimas que os conduziram.
De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chega à América através do estreito de Bering, localizado no extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 Km.
Os povos da pré-história americana se dividiam em diferentes estágios de desenvolvimento social, cultural e econômico:
Haviam os povos no estágio paleolítico, que viviam da caça, da pesca e da coleta e eram nômades. Entre estes, podemos destacar os esquimós, os charruas e os xavantes.
Existiam povos no estágio neolítico, que
conheciam a agricultura e viviam de forma sedentária, organizadas em aldeias. Entre estes podemos destacar os pueblos aruaques e tupis-guaranis.
Em algumas regiões, o maior desenvolvimento da agricultura, aliado ao aumento da população e a introdução de novas tecnologias, propiciou o surgimento de grandes complexos centros urbanos.
A partir dessas bases, organizaram-se as civilizações pré-colombianas dos mais e Astecas, na América Central; e os Incas na América do Sul.

4 comentários:

  1. queria de um professora dessa

    ResponderExcluir
  2. Amei esse blog a minha professora de História lá da E.E Carlos Versiani Montes Claros MG passou uma atividade eu ã estava achando as respostas então pesquisei e por conincidêcia achei as todas aqui na mesma ordem. E quando cheguei na sala de aula ela estavam corretas!

    ResponderExcluir
  3. DONA BJSS TE ADOLO BEJOKAS DE SUA ALUNA LYANDRA

    ResponderExcluir