domingo, 13 de março de 2011

A descentralização do poder


De acordo com o texto responda:
1 Quem eram os bárbaros?
Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que não haviam sido romanizadas,  ou seja, que não falavam latim ou grego e não tinham os mesmos hábitos culturais e religiosos que eles.
2-Quando o Império Romano foi dividido, e por quem? No ano de 395 pelo Imperador Teodósio
3- Quando o Império Romano do Oriente acabou e qual era a sua capital?  Em 1453. Na época a capital era Constrantinopla - atual Istambul capital da Turquia.
4-Como era feira a doação dos feudos? A doação era feita em cerimônia solene, na qual se fazia um juramento de lealdade e ajuda militar e material, em caso de necessidade.
5- Explique duas importantes características desse período: a descentralização do Poder e a União pelo Cristianismo.
na Alta Idade Média, a única doutrina, o catolicismo, era garantida pela Igreja, que estava presente em todos os níveis da sociedade. Era ele que orientavam o comportamento das pessoas, inculcava os valores e a cultura religiosa, forjava as mentalidades e reforçava a estrutura social, com o predomínio dos senhores feudais. Dessa forma a Igreja unia todos os povos da Europa. Em ternos políticos, o poder estava nas mãos dos nobres locais, que viviam em suas propriedades. Dessa forma o poder estava fragmentado. A autoridade central, a do imperador, não era reconhecida pelos senhores feudais.

7 comentários:

  1. eu tenho esse livro hhhhhhhummmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  2. muito bom professora que deus continue te abençoando com toda essa sabedoria

    ResponderExcluir
  3. gosteiii;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    ResponderExcluir
  4. mt bom amei amei ...
    td de bom p vc,,,,

    ResponderExcluir
  5. amei muito bom vc esta de parabens

    ResponderExcluir
  6. muito obrigada o meu livro é "historia em documento" e tem a ultima pergunta eu estava procurando a resposta e nao encontrava de jeito nenhum. muito obrigada que o Senhor possa te abençoar cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir
  7. obrigada ajudou muito

    ResponderExcluir