segunda-feira, 3 de maio de 2010

Inventando a escrita - 6º ano

“Em Todas as civilizações a história da escrita começa no primeiro capítulo. No caso dos chineses – assim como os sumérios, os egípcios, os hititas e os cretenses – está claro que os primeiros sinais foram desenhos invariáveis, isto é, pictogramas e combinações de pictogramas. Como se poderia, talvez, esperar, certos pictogramas de sistemas de escrita desenvolveram em partes diferentes do mundo mostrando notáveis semelhanças, apesar do fato de terem se originado de culturas bastante diferentes.”
JEAN, Georgs. Writing: the stry of alphabets and scripts.
London: Thames & Hudson, 1992, p. 46-8.

“dizem que a primeira e maior invenção foi o fogo. Seria? E a fala? Não é mais importante? Outros querem que a primeira invenção seja a roda. Até pode ser. Mas aqui, nas Américas, os incas e os astecas não usavam roda e se davam muito bem. Para mim, a invenção importante mesmo foi o alfabeto. Antes, alguns povos escreviam co m ideogramas, que não representavam os sons da fala, mas sim as idéias. Era um bom sistema, porque permitia aos chineses, aos coreanos, aos japoneses lerem, cada qual na sua língua, as mesmas escrituras. Era ruim, porque se precisava decorar mil a dois mil ideogramas para ler ou escrever. A escrita alfabética, mais recente é melhor. Seu defeito é ficar presa na língua. Sua vantagem é a facilidade com que se alfabetiza.
RIBEIRO, Darcy. Noções de coisas.
São Paulo: FTD, 1995 p. 63
Vocabulário
Ideogramas: símbolos que retratam uma idéia, um acontecimento; podendo ser formados a partir de pictogramas.
Pictograma: desenhos simplificados e estilizados representando objetos, seres

Atividades

1- Os primeiros registros escritos que se conhecem foram realizados por meio de pictogramas. Assim, para registrar a palavra peixe ou alguma idéia relativa a um peixe, era necessário desenhar um, tal qual mostra a figura abaixo. Encontram-se registros utilizando esse tipo de escrita pelo menos 3000 a. C. Observe outros exemplos de pictogramas e associe-os ao seu respectivo significado:
2- Agora escreva uma frase utilizando os símbolos que você mesmo inventou.

3- Na língua portuguesa, organiza-se a escrita por meio do alfabeto e não de pictogramas. A partir do texto de Darcy Ribeiro e da sua experiência anterior em realizar um registro escrito com pictogramas, quais são, na sua opinião as vantagens e desvantagens dos dois sistemas de escrita?

Um comentário:

  1. Gostei! Mas estava à espera de mais variedade de textos, assim as crianças de 4º e 6º ano poderiam treinar mais, para as respectivas provas e aferição. Contudo está um bom trabalho!

    ResponderExcluir