quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Exercícios -China- (Livro/pág. 108)

1. Indique três importantes realizações humanas que ocorreram durante a dinastia Chang.

  • aparecimento das primeiras cidades fortificadas.
  • desenvolvimento da metalurgia do bronze.
  • criação do primeiro sistema de escrita chinês.

2. Dê duas características da economia e da sociedade chinesa do período Chou.

Sociedade:

Os nobres e camponeses polarizaram a sociedade. os nobres, composto pelos grandes proprietários de terra, dominavam os cargos da administração pública. Os camponeses formavam o grupo social mais numeroso. Eles cultivavam as terras dos nobres, além de se dedicar ao artesanato.

Economia:

A agricultura era a atividade mais importante, com destaque para o cultivo de painço, cevada e do arroz; outras atividades econômicas de importância eram a exploração de madeira, a tecelagem da seda e a criação de gado.

3. Leia a fonte histórica a seguir.

" Como os dias de primavera começa o calor,

e o papa-figo inicia seu canto.

As jovens mulheres pegam seus grandes cestos,

e percorrem os pequemos caminhos,

procurando pelas delicadas folhas de amoreira ..."

  • A que atividades econômica o poema acima se refere? Quem a realiza?

O poema se refere-se à coleta de folhas de amoreira, alimento do bicho-da-seda. As mulheres.

  • É possível perceber no texto a relação entre coleta das folhas de amoreira e o tempo da natureza? Justifique.

Sim, tanto a china antiga quanto na vida rural dos dias atuais, a pesca, a agricultura e a coleta são atividades intimamente relacionadas ao nascer e ao pôr-do-sol, às estações do ano,´e à época das chuvas das secas.

23 comentários:

  1. oi eu sou uma aluna da qui do parana e a minha professora esta trabalhando com a gente sobre a antiga china amei o seu blog beijos

    ResponderExcluir
  2. Ana Luísa de Abreu6 de junho de 2010 às 21:40

    olá Rosangela,
    Foi de muita utilidade a sua explicação. Meu filho de 13 anos teve esta lição na escola e assim pude ajudá-lo. Obrigado pelo carinho e dedicação.Ana Luísa

    ResponderExcluir
  3. sou um aluno de um colegio chamado 2 de julho eu e meu colega gostamos do seu exercicio de historia vc tenhe msn o meu e egasmoreno@hotmail.com e o di meu colega é matheus_eternamente

    ResponderExcluir
  4. gostei, mais só faltou as imagens, não consigui concluir meu trabalho no total!

    ResponderExcluir
  5. amei este saite tudo q eu tinha que fazer esta ai amei teu blog rosagela aq meu msn marrentinha_top@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi sou da escola Dom Helvecio gostei muito do exercicio. Parabéns pelas respostas.
    Luana

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post muuito legal mesmo está faltando aalgumas mais ajudou bastante obrigaduuh.
    :* Julia

    ResponderExcluir
  8. obrigada pela resposta!!!

    bjs ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi seu blog é incrivel ele me ajudou a intender mais sobre a matéria.
    sou de piracanjuba-go me chamo thayrine e estudo no colégio Coronel João de Araújo

    ResponderExcluir
  10. Oi trabalho com a disciplina de História, e seu blog está sempre me ajudando a entender mais os conteúdos.
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. valew , keeria de Geografia também, ,conhece algum blog?
    Beeijoos aamr :D

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse blog é demais, mais pena que só tem resposta de uma parte das pergguntas. :(

    ResponderExcluir
  13. ai gostei de vc ter feito o site ajuda as criaças a aprender um pouco mais

    ResponderExcluir
  14. obrigada por fazer isto pq se não eu tiraria um NA em historai e rodaria de ano

    ResponderExcluir
  15. tu é d+++++++++ em fazer esse blog pq isso ajuda varias crinças a aprenderem mais

    ResponderExcluir
  16. algumas coisas que eu estava precurando achei pois nao sou do parana sou de são paulo e tem algumas coisas que são bem diferente

    ResponderExcluir
  17. algumas coisas que eu estava precurando achei pois nao sou do parana sou de são paulo e tem algumas coisas que são bem diferente

    ResponderExcluir
  18. gostei mais nao sou do elza

    ResponderExcluir
  19. olá professora rosangela leite, olha estou com um motivo para lhe pedir um favor, eu moro em Rondônia, cidade jaru, sou cantor gospel, mes passado fui para santa catarina fazer um show, eu faltei 1 semana, e ai fikei com um monte de tarefas, e nao consigo achar nenhuma resposta, pedi ajuda a meus amigos, eles nao fizeram também, eu nao quero ser preguiçoso, mas quero com todo respeito se a senhora pode me passar algumas respostas preciso muito, ficarei agradecido se fizer esse favor.sou do 7º ano.
    a tarefa é: página 60 exercicio 1,2,3,4 / página 63: exercicio 1,2,3,4, / página 65 exercicio: 1 / página 80 exercicio: 1,2,3,4,5, e 6 / isso é urgente, se a senhora poder fazer esse favor a , mande o mais rápido que puder, e se a senha poder fazer isso para mim posso até cantar uma bela musica para a senhora... obrigado.a tarefa é de história mesmo obrigado

    ResponderExcluir
  20. Amei este blog ele me ajudou há fazer uma atividade...

    ResponderExcluir
  21. que lindo professora rosangela leite,ate me ajudou a fazer o tema!

    ResponderExcluir