A falta de mão-de-obra (escravos) fez os cafeicultores buscar outras alternativas de como os imigrantes, para manter suas lavouras.
O sonha de construir a América:
A crise econômica da Europa do século XIX fez as autoridades européias incentivar a emigração com objetivo de se livrar de uma enorme parcela da população empobrecida que enchia as cidades sem empregos. Com a promessa de melhores condições de vida 4 milhões de europeus vieram para o Brasil.
As primeiras experiências
D. João VI – Suíços e Alemães – RJ e ES
Sul do país: Ocupavam terras indígenas.
Teoria de branqueamento da raça.
Fracassaram, pois as terras cedidas eram pobres e distantes dos mercados consumidores.
As colônias de parceria
Os imigrantes viajavam com as despesas pagas pelos fazendeiros que assumia suas despesas até a primeira colheita de café.
O sistema fracassou, pois a dívida co o fazendeiro era enorme.
Houve a proibição de emigração para o Brasil.
A imigração subvencionada
Nesse programa o emigrante recebia salário e podia cultivar alimentos nas fazendas de café.
O governo divulgava o programa na Europa e pagava as passagens do imigrante e até o Brasil.
Os colonos no sul do Brasil
Núcleos coloniais em torno da pequena propriedade.
Terras devolutas.
Santa Catarina: açorianos, russos, ucranianos, poloneses, alemães e italianos
Rio Grande do Sul: alemães, açorianos, austríacos, italianos,
Paraná: russos, poloneses, ucranianos, holandeses, alemães, italianos,
Atividades-
240 –PAA PI
Organize o conhecimento
1.
Escreva as palavras
correspondente aos itens abaixo.
a. Principal produto de exportação
do Brasil durante o Segundo reinado. Caféb. Região ocupada pelo produção cafeeira em escala comercial em sua primeira fase. Vale do Paraíba
c. Via que facilitou o escoamento das exportações brasileiras de café. Estradas de Ferro
d. Mão-de-obra inicialmente utilizada na lavoura cafeeira. Escrava
e. Legislação brasileira que proibiu o tráfico de escravos para o país. Lei Eusébio de Queiroz
f. Comércio de escravos entre as províncias do Nordeste e as áreas cafeeiras do Centro-Sul do Brasil. Tráfico interprovincial
g. Modelo de imigração subsidiada pelo estado, implantado na segunda metade do século XIX. Imigração subvencionada
6. Imagine que você é um adolescente que veio com sua família da Europa para o Brasil. Aqui vocês encontraram uma realidade muito diferente daquela que lhes foi prometida no seu país. Redija um texto descrevendo e narrando como teria sido essa experiência.
Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário