Atividades
Organize o
conhecimento
1.
Complete, no caderno, uma ficha
sobre a lei da Terra de 1850.a. Ano em que foi aprovada: 1850
b. Governo que a estabeleceu: D. Pedro II
c. Objetivos: Regularizar a posse da terra e garantir mão-se-obra nas fazendas
d. O que a lei estabelecia: Proibia a aquisição de terras públicas por qualquer maio que não fosse a compra e determinava que o imigrante recém-chegado só poderia adquirir a terra depois de três anos de permanência no Brasil
2. Copie
o quadro no caderno e complete-o
|
Argumentos
a favor
|
Argumentos
contrários
|
Lei
de Terras
|
A aquisição de terras, por favorecimento do rei ou por ocupação,
não tinha garantias legais
|
Ao estabelecer o critério exclusivo da compra, a lei dificultava o
acesso da população pobre à propriedade rural.
|
Política
Agrícola protecionista
|
A produção dos agricultores nacionais é protegida contra a
concorrência internacional.
|
A proteção do Estado cria umma situação de dependência e desestimula
os agricultores a melhorar a qualidade da produção e a sua competitividade no
mercado internacional.
|
Diminuição
das restrições às importações agrícolas
|
A produção alimentar pode circular com mais facilidade no mercado
mundial, barateando os preços e evitando crises de fome.
|
Com o fim do protecionismo, os produtores nacionais ficam mais vulneráveis
às oscilações do mercado mundial e á ofensiva dos grandes grupos internacionais.
|
Analise e compare
3. Complete
a ficha das fontes
|
Fonte
1
|
Fonte
2
|
Autor
|
Vivi Zanatta
|
Emília Viotti da
Costa
|
Ano
|
2007
|
1985
|
Tipo de fonte
|
Fotografia
|
Obra historiográfica
|
Conteúdo
|
Colheita mecanizada
|
A lei do Homestead
Act.
|
4. Responda
às questões sobre a fonte 1
a.
Descreva
o tipo de agricultura registrado no foto da fonte 1. A agricultura, caracterizada pelo auto grau de
mecanização e uso intensivo do solo com vistas a um rendimento maior da lavoura
por área produzida.b. A produção é orientada para a subsistência ou paro o mercado? Justifique. Para o mercado, já que os lucros obtidos nas vendas, principalmente para o mercado externo, recuperam os altos valores investidos na manutenção e na colheita das plantações.
5. Responda às questões sobre a fonte 2.
a. Qual a comparação feita no texto? A autora compara a Lei de Terra no Brasil com a Lei de Terras nos Estados Unidos, demonstrando que a primeira dificultava o acesso à terra, ao passo que a segunda estabelecia mecanismos de doação da propriedade rural.
b. O Homestead Act, nos Estados Unidos, concretizou as intenções de fortalecer a pequena propriedade no país? Justifique. Não. Segundo a autora, embora o Homestead Act estivesse fundamentado na ideologia da pequena propriedade, ele não foi capaz de neutralizar as pressões do capitalismo no campo. Os pequenos produtores, para terem êxito em suas novas propriedades, precisavam gastar com equipamentos e transporte dos produtos, o que os desestimulava a permanecer na terra. Muitos então se tornaram arredatários nas terras dos grandes especuladores.
c. Que semelhança há entre a situação do pequeno proprietário, descrita nessa fonte, e a do pequeno proprietário no Brasil atual? A falta de recursos para comprar equipamentos, garantir o escoamento dos produtos, adquirir sementes mais selecionadas e produtos químicos é uma dificuldade enfrentada pelos pequenos produtores tanto nos Estados Unidos do século XIX quanto no Brasil de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário