segunda-feira, 12 de agosto de 2024

9º ano. Escola Auxiliadora - Página 116

 1. O governo de Vargas durante o Estado Novo teve um caráter contraditório. Politicamente, caracterizou-se como uma ditadura, mas tinha grande aprovação popular. Explique essa contradição utilizando o conceito de “trabalhismo”.

. O Estado Novo foi instaurado por meio de um golpe de Estado, liderado por Vargas. O autoritarismo do regime se aprofundou com a suspensão das liberdades civis, a censura e o controle do movimento sindical. Por outro lado, Vargas voltou suas práticas para a classe trabalhadora, constituindo a política que ficou conhecida como “trabalhismo”, legitimando seu poder entre a população mais pobre

2. A figura de Getúlio Vargas inspirou a criação de charges repletas de humor. Observe uma delas a seguir e responda.

a) Belmonte representa Getúlio Vargas em três períodos distintos de sua carreira política. Identifique-os.
 No primeiro quadro, Getúlio Vargas aparece representado em 1931. No quadro central, Belmonte retrata o presidente em 1935, provavelmente após o levante comunista liderado pela ANL. Por último, aparece Vargas em 1937, quando preparava o golpe que instauraria o Estado Novo.

 b)Relacione cada momento político do governo de Vargas com as vestimentas e os discursos representados na charge.
A primeira imagem retrata Getúlio após a tomada do poder por meio da Revolução de 1930. Belmonte o representa com roupas do exército. No desenho central, Vargas, aproximando-se das elites, foi representado de casaca e cartola. No último quadro, aparece com o uniforme de integralista, no contexto de sua crítica à democracia e aos políticos.

3. O SPI era o órgão do Estado brasileiro que cuidava das políticas indigenistas durante a Era Vargas. Leia o texto a seguir, que fala sobre ele.
Algumas contradições básicas existiram no âmbito do SPI: enquanto se propunha a respeitar as terras e a cultura indígena, agia transferindo índios e liberando territórios indígenas para colonização, ao mesmo tempo em que reprimia práticas tradicionais e impunha uma pedagogia que alterava o sistema produtivo indígena. [...] É no entrecruzamento dessas causas e motivações que deve ser buscada a chave para a compreensão do indigenismo brasileiro, um regime tutelar estabelecido para as populações autóctones que foi hegemônico de 1910 até a Constituição de 1988, perdurando em certa medida até os dias atuais em decorrência da força de inércia dos aparelhos de poder e de estruturas governativas. 
OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. 
A presença indígena na formação do Brasil. Brasília, DF: MEC:SEAD: LACED/Museu Nacional, 2006. p. 114-115.
a) Levando em consideração os argumentos do texto, o que havia de positivo e o que havia de negativo para os indígenas na política praticada pelo SPI?
Segundo o texto, o SPI se propunha a respeitar as terras e a cultura indígena; contudo, a ação do órgão se caracterizou pela transferência de povos indígenas com a intenção de “liberar” suas terras para a colonização, bem como pela repressão de suas práticas tradicionais e pela imposição de uma pedagogia que alterava o sistema produtivo indígena. 

 b)Não havia representantes dos indígenas no SPI. Em duplas, discutam e registrem suas conclusões: Quais foram as consequências disso para a formulação das políticas indigenistas?
 O fato de não haver representantes indígenas dentro do SPI é algo bastante problemático: sem os representantes desses povos, os projetos e as decisões do órgão acabam acatando, de modo geral, quase que somente os interesses de uma elite política não indígena. 

4. Observe o gráfico a seguir.


Com base em seus conhecimentos de História e nas informações sobre a economia brasileira durante o Estado Novo, explique o fenômeno representado no gráfico.
A indústria cresceu muito entre as décadas de 1920 e 1940. As companhias estatais criadas no Estado Novo, marcado pela forte intervenção estatal, foram fundamentais para o processo de desenvolvimento industrial.



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