quinta-feira, 15 de agosto de 2024

7º anos - E.E. Armando Santos - p. 122

 1. Quais eram as principais atividades produtivas dos maias?
A principal atividade produtiva dos maias era a agricultura, com o cultivo de milho, batata, tomate, mandioca, feijão e frutas.

2. Comente alguns dos principais aspectos da religiosidade maia.
Os maias cultuavam diversos deuses, ou seja, eram politeístas. Seus deuses geralmente eram associados a fenômenos e elementos da natureza, como o Sol, a chuva e o dia e a noite.

3. Como era organizada a sociedade asteca? Explique.
A sociedade asteca apresentava forte hierarquização. No topo, estava o tlatoani, que governava o Império Asteca com o auxílio do cinacoatl. Abaixo dele, estavam os nobres, compostos de guerreiros, sacerdotes e funcionários públicos. Em seguida, estava a camada formada por comerciantes e artesãos, e, por fim, a maioria da população, que geralmente trabalhava na agricultura.

4. Durante o estudo deste capítulo, quais aspectos relacionados ao cotidiano asteca mais chamaram sua atenção? Por quê?
Pessoal

5. Explique de que maneira o domínio inca sobre outros povos era exercido.
Os incas permitiam que os povos dominados mantivessem sua religião e sua organização política desde que lhes pagassem tributos e reconhecessem sua superioridade.

6. Explique o que era a mita e como ela funcionava.
 A mita era um imposto cobrado pelo governo inca. Ela era paga através de trabalhos para o governo, que podiam ser realizados nas obras públicas, nas lavouras e nas fileiras do exército durante períodos de guerra, por exemplo.

7. Explique como estava organizada a hierarquia da sociedade inca durante a época imperial.
O topo da pirâmide social inca era ocupado pelo imperador, também conhecido como Sapa Inca, que desempenhava o poder político e religioso, e por sua família. Abaixo, encontravam-se sacerdotes, chefes militares, juízes e administradores responsáveis, cada um, por uma região do império. Na base da pirâmide, encontravam-se os trabalhadores, como artesãos, marceneiros, pedreiros e agricultores.

8. Qual era a importância do milho para as sociedades mesoamericanas? Ele ainda hoje é importante na culinária de sociedades americanas? Explique sua resposta
O milho foi a base da alimentação de diversos povos indígenas mesoamericanos. Devido à sua importância na alimentação desses povos, esse gênero agrícola também integrava o universo religioso mesoamericano, fazendo parte de cerimônias e Respostas rituais. Na atualidade, o milho ainda desempenha importante papel nas sociedades americanas, pois serve de base para diversos pratos típicos feitos nesse continente, além de ser usado na preparação de ração para animais de grande e de pequeno porte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário