sábado, 1 de março de 2014

Mudanças no Campo e nas Cidades

Inovações agrícolas
  • Criação da charrua.
  • Rotação trienal de culturas.
  • Nova forma de atrelar os animais.
Cidades
Surgimento dos burgos: comerciantes e artesãos.

Mestre de Ofícios: donos das oficinas e de todo os instrumentos de trabalho.
Aprendizes: jovens livres que dependiam do mestre de ofício para trabalhar e aprender um ofício.
Jornaleiros: trabalhadores especializados que recebem remuneração de acordo com a jornada de trabalho.
Corporações de Ofício: associação que controlavam a qualidade e o preço dos produtos.
Expansão do Comércio
Feiras: Champagne: França
Circulação monetária
Atividades p. 76
1. Cite uma mudança ocorrida na Baixa Idade Média para cada um dos itens a seguir.
a. Ferramentas agrícolas: Uso da Charrua
b. Sistema de cultivo: Adoção da rotação trienal de culturas
c. Volume da produção agrícolas: Aumento da produção agrícola e geração de excedentes
d. Comércio e vida urbana: Expansão das atividades mercantis e crescimento das cidades
e. Sociedade: Surgimento de novo grupos sociais, como os burgueses



2.      Em seu caderno, escreva um pequeno texto sobre as cruzadas contendo os termos a seguir.
Expedições militares – papa Urbano II – Jerusalém – interesses econômicos e políticos – reconquista muçulmana – nobreza empobrecida – comércio no Mar Mediterrâneo com o Oriente.
Sugestão de texto
As cruzadas foram expedições militares cristãs convocadas pelo papa Urbano II para reconquistar a cidade de Jerusalém do domínio muçulmano. Esse objetivo principal se misturou a interesses econômicos e políticos. Mercadores de Gênova e Veneza controlavam o comércio no Mar Mediterrâneo. Assim, as Cruzadas eram uma forma de os comerciantes italianos expandirem suas atividades comerciais para o Oriente. As cruzadas não tiveram os efeitos religiosos desejados, pois um pouco tempo, houve a reconquista muçulmana da cidade. Do ponto de vista social, a nobreza saiu empobrecida das cruzadas, uma vez que havia se endividado para montar exércitos. No aspecto econômico, as cruzadas forma um estímulo ao comércio no Mar Mediterrâneo com o Oriente.

3.      Leia o documento abaixo sobre as cruzadas e o fragmento de um discurso de George W. Bush, feito logo após os atentados de 11 de setembro, nos Estado Unidos.
Texto 1
“Sobreveio seguidamente uma peste tão grande entre os mouros [árabes muçulmanos] que pelas vastidões dos ermos, pelas vinhas e pelas aldeias e praças, bem como pelas casas em ruínas jaziam milhares de cadáveres [...] os que ainda tinham vida [...] abraçavam-se ao sinal da cruz e beijavam-no, confessavam que Maria, chei de bondade, é a bem-aventurada mãe de Deus [...]
HERCULANO, Alexandre (Org.) Portugaliese Monumenta Histórica,
Scriotores I. Lisboa. Academia das Ciências de Lisboa
1856. p. 392-405. Disponível em WWW.arqnet.pt.
Acesso em 5 nov. 2011
Texto 2
“Os terroristas praticam uma forma radical de extremismo islâmico que foi rejeitada por estudiosos da religião islâmica e pelas vasta maiorias dos líderes religiosos muçulmanos [...]. não recusarei, não repousarei, não vacilarei na manutenção dessa batalha pela liberdade e a segurança do povo dos estados Unidos. [...] LOiberdade e medo, justiça e crueldade sempre estiveram em guerra, e sabemos que deus não é neutro entre eles.”
a.      O que dos dois textos têm em Comum?  Em ambos os textos é utilizada uma argumentação religiosos para justificar a guerra. Além disso, os dois textos embora, separados por contextos históricos diferentes, apontam como inimigos comuns os muçulmanos.
b.      Em seu discurso, George W. Bush afirma que, no conflito entre a liberdade e medo, a justiça e crueldade, “Deus não é neutro”. O que ele quis dizer com isso? Há alguma referência á posição de Deus também no texto sobre as Cruzadas? Explique. Neste discurso, o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, expressa a ideia, primeiramente, de que o conflito entre os Estados Unidos e os terroristas islâmicos representa a luta do bem contra o mal, da liberdade e da justiça contra o medo e a crueldade. Em segundo lugar, de acordo com o ex-presidente, nesse conflito deus tomou partido, colocando-se do lado dos Estados Unidos. A mesma oposição entre o bem e o mal, entre cristãos e muçulmanos, aparece no documento relacionado.
c.      Como você avalia esse discurso do ex-presidente dos Estados Unidos? Qual teria sido a intenção dele ao citar deus em seu discurso?  Os discursos contemporâneos buscam, por meio de uma retórica religiosa, justificar as intervenções em outros países. Se na Idade Média a crença religiosa era um elemento central para explicar o expansionismo cristão no movimento das Cruzadas, hoje são interesses políticos e econômicos que determinam as ações militares dos estados Unidos no Oriente Médio e na Ásia Central. O pretexto utilizado pelo governo norte-americano para a invasão do Iraque foi a busca e a apreensão de armas químicas, que nunca foram encontradas
4. Observe a imagem a seguir para responder às questões.

a. Descreva os personagens e o cenário mostrado na imagem.
A imagem apresenta uma cena dividida em duas partes. na metade esquerda vemos um pequeno cômodo em que um comerciante (mercador) trabalha em uma espécie artefato que parece moer algum tipo de grão. Enquanto um homem vai transformando o grão, o outro cuida de ensacar o que vai saindo da moenda. No fundo da loja vemos sacos já fechado e montes do grão para serem beneficiados.
na metade direita podemos ver outra loja e um pequeno cômodo com um balcão na frente. Atrás desse balcão um homem pesa alguma mercadoria utilizando uma balança com contrapesos que podem ser vistos em um dos pratos e também no balcão. Do lado de fora da loja em frente ao balcão podemos ver alguns cestos com vários tipos de vegetais que devem estar à mostra para serem vendidos e a presença de outro homem que deve ser um comprador. Dentro do cômodo podemos também observar alguns instrumentos (ganchos) pendurados na parede, além de prateleiras nas paredes.
Enquanto na venda da esquerda vemos apenas grãos, sacos e uma moenda, na venda da direita podemos perceber uma maior quantidade de instrumentos: balanços, pesos, cestos para a exposição dos produtos, gancho, prateleiras e alguns objetos no balcão. No primeiro caso trata-se de beneficiamento de grãos para serem vendidos em grandes quantidades (sacos), onde aparece apenas o mercador e algum tipo de ajudante para ensacar os grãos transformados. A venda da direita parece ser voltada para o varejo, vendendo vários tipos de produtos expostos em cestas e demandando cálculo de pequenas quantidades na balança.
Nos dois casos podemos inferir que se trata de uma espécie de mercado com pequenas vendas disposto lado à lado. Separado por dois tipos de vendas ( e dividindo o quadro) há um corredor que deve levar para outro setor do mercado. O piso  das vendas e do corredor é o mesmo, supondo que devem fazer parte de um mesmo lugar. Apesar de as figuras (e suas atividades) dominarem a ilustração podemos perceber uma preocupação com noções de perspectivas e proporções no desenho da cena, permitindo a apresentação de vários detalhes.
A partir da apresentação geral da imagem(mercado) e os detalhes (lojas, instrumentos), podemos avaliar que essa ilustração  apresenta uma descrição detalhada dos mercadores  e seu trabalho, caracterizando uma atividade que exigia conhecimento específico. Todos os detalhes da cena indicam atividades feitas em um local construído para esse fim, distante de uma imagem de improvisação e precariedade. Pelas roupas dos mercadores é possível ver pessoas pertencentes  às camadas sociais do meio urbano, exercendo um ofício que demanda certos conhecimentos e recursos para a montagem de estruturas de venda.
b. Identifique o grupo social e a atividade econômica que foram representados na imagem. Os personagens representados na imagem são comerciantes ou mercadores, também conhecido como burgueses.
c. Que período da história europeia a imagem representa. A imagem representa a Baixa Idade Média, período em que houve um grande desenvolvimento da atividade mercantil e da economia monetária.
d. Por que, na sua opinião, o artista pintou essa cena? Pessoal.

5 comentários:

  1. obrigado por este blog professora, estou estudando História com o meu filho sobre o feudalismo e está sendo de grande valia. saudações!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado, estou estudando historia e isso e muito bom pq o professor nao corrige todos os deveres ai a gente nao sabe se esta certo ou errado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professora ajudou em meu trabalho...

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Adorei! Consegui entender a matéria é reforçar os exercícios além de corrigi-los! ��

    ResponderExcluir