Organize o
Conhecimento
1. Responda
em seu caderno.a. Por que o tráfico de escravos uniu a África e o Brasil de forma indissolúvel? ao promover a vinda forçada de negros escravizados para o Brasil, o tráfico negreiro também promoveu a transposição de línguas, costumes, tradições, ou seja de um patrimônio cultural diverso e milenar, que fincou raízes na sociedade brasileira, misturando-se as outras culturas. O Brasil assim está conectado à África pela composição étnica da sua população, pela música, pelas festas, pelas tradições populares, pelo conjunto da nossa cultura, fortemente afro-brasileira.
b. Qual comparação o texto faz entre a escravidão que existia na África e a escravidão introduzida pelos europeus? A prática da escravidão na África tinha principalmente motivações religiosas em pequenas escalas. A escravidão introduzida pelos europeus, motivada exclusivamente pelo interesse no lucro, transformou a atividade em um grande negócio, realizada em grande escala. Envolvendo nessa lucrativa atividade, os chefes africanos também mudaram a relação que tinham antes com a prática da escravidão.
c. Que grande mudança ocorrida na América portuguesa no século XVI, quando a escravidão africana se transformou em um negócio? No século XVI os portugueses iniciaram a colonização do Brasil com a instalação da agroindústria açucareira, centrada principalmente no litoral nordestino. A expansão da produção açucareira impulsionou o tráfico negreiro e a escravidão, e o contrário também ocorreu, ou seja, os lucros do tráfico e da escravidão contribuíram para estimular a economia canavieira.
Analise e
compare as fontes
2. Analise
o mapa da fonte 1a. Anote no caderno os pontos de partidas dos escravos na África. Cabo verde, São Jorge da Mina, Costa dos Escravos, Congo, Luanda, Benguela, Moçambique e Mombaça.
b. Anote os pontos de chegada dos escravos no Brasil. São Luis, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro.
c. Cite duas outras informações que o mapa nos fornece. A rota seguida na viagem para o Brasil: Oceano Atlântico. Os dois grandes grupos étnicos aos quais pertenciam os negros escravizados trazidos ao Brasil: bandos e sudaneses.
3. Analise o poema da fonte 2 para responder entes dois momentos da vida do africano. Que oposição é essa? A oposição entre a vida livre na África, voltada à caça, à guerra, de acordo com o ritmo da natureza, e o jugo imposto pela escravidão, que trouxe sofrimento, doenças e morte.
4. Os navios que transportavam os escravos da África para a América eram conhecido por “tumbeiros”.
a. Como você justifica o uso dessa expressão? O uso dessa expressão se explica pelo elevado número de mortes de africanos escravizados durante a viagem.
b. Transcreva no caderno os versos do poema que justifiquem sua resposta. Os versos que remtem ás mortes no navio negreiro são os seguintes: “Hoje o porão negro, fundo/Infecto, apertado, imundo./tendo a peste por jaguar.../E o sono sempre cortado/pelo arranco de um finado/E o baque de um corpo ao mar...”
5. Estabeleça uma semelhança e uma diferença entre a fonte 1 e a fonte 2.
Diferença: a fonte 1 é visual e científica, enquanto a fonte 2 é literária.
Semelhanças: as duas fontes tratam do mesmo tema, que é o tráfico de escravos da África para o Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário