Organize
o conhecimento
1.
Os
artistas pré-históricos extraíam da natureza os recursos necessários para
realizar suas obras. Cite alguns recursos utilizados e a função que eles
tinham.
Rochas
– superfícies nas quais a pintura era feita.Ocre – obter as cores marrom vermelho e amarelo.
Carvão vegetal – obter o preto.
Banha animal e tutano – iluminar o interior das cavernas.
2. Busque no texto uma frase que demonstra o preconceito que havia em relação à capacidade dos homens pré-históricos de produzirem arte.
[...] achava-se que o homem primitivo era como um animal. Não seria capaz portanto, de, produzir arte.”
3. Que tipo de figura era mais representado na arte rupestre? Por quê?
Principalmente animais como cavalos, bisões, renas e mamutes. A preferência por esse tipo de figura provavelmente se explica pela importância desses animais na alimentação dos povos primitivos.
Analise
e compare as fontes
4. Copie a ficha em seu caderno e
complete-a com informações das fontes 1 e 2
Fonte 1,
|
Fonte 2
|
|
Tipo de fonte
|
Pintura rupestre
|
Pintura rupestre
|
Local e idade
|
Altamira (Espanha), cerca de 12
mil anos
|
Lascux (França), cerca de 17
mil anos
|
Conteúdo
|
Figura de um veado
|
Figura de um boi e um cavalo
|
Descrição da figura: figura de um veado pintado com tom avermelhado e contornos bem delineados, mas leves.
Descrição da cena: o cenário (aparentemente sem outros desenhos) está em tom amarelado. A figura do veado (em tom avermelhado)sugere movimentos devido à posição de suas pernas ligeiramente afastadas e com pequeno grau de inclinação.
Fonte 2
Descrição da figura: figura de um cavalo que tem a parte superior com contornos nítidos e cabeça levantada e pintada de preto. Figura de um boi com contornos nítidos e cabeça levemente inclinada para baixo. Predomínio de tons avermelhados nas figuras com sinais de marrom e amarelo.
Descrição da cena: sugere o enfrentamento entre um cavalo e um boi. O cavalo parece em posição estática, enquanto o boi parece estar em movimentos, com as patas afastadas e a cabeça inclinada como se avançasse em direção ao cavalo.
6. Leia o texto a seguir
“Quando apreciamos uma obra de arte, fazemo-lo
por meio dos nossos sentidos: visão, audição, tato [...]. A partir dessa
percepção dessa percepção sensível, podemos intuir a vivência que o artista
expressou em sua obra, uma visão nova, uma interpretação nova da natureza e da
vida. O artista atribui significado ao mundo por meio da sua obra. O espectador
lê esses significados nela depositados.”
Livro didático p.
43
a- Segundo as autoras do texto, o
que uma obra de arte expressa?
A
obra de arte expressa a visão do artista sobre a vida, ela representa a leitura
que o artista faz do mundo.
b- Como o espectador faz para ler
uma obra de arte?
Os
expectador utiliza os sentidos para perceber as intenções e as emoções que o
artista depositou em sua obra.
cade pag 44,45,46 e 47
ResponderExcluirmuito boa mas me respondeu 1 pergunta
ResponderExcluire preciso da 45 tambem
ResponderExcluirmim ajudou muito brigado
ResponderExcluirEm sua opinião,qual seria o significado dessas figuras pintadas em conjunto na pedra?
ResponderExcluirPág 47 livro de HISTORIA
exerc. a,b e c