domingo, 22 de fevereiro de 2009
O Brasil holandês-8º ano
Portugal e Holanda mantinham importantes acordos comercias relacionados à lavoura canavieira. Com a União Ibérica, essa aliança foi rompida. A Espanha, que ainda não reconhecera a independência holandesa, impediu que o país continuasse participando dos negócios do açúcar brasileiro. Os burgueses holandeses, responsáveis pela distribuição deste produto na Europa, decidiram dominar todo o empreendimento desde a sua produção, o que, até então, estava nas mãos de Portugal. Isso significava ocupar o Nordeste brasileiro.
Em 1621, comerciantes e banqueiros holandeses fundaram a Companhia das Índias Ocidentais, que organizou uma poderosa esquadra de guerra para invadir o Brasil, depois de uma invasão mal sucedida em Salvador (1624-1625), A Companhia recuperou-se dos prejuízos da derrota e voltou a investir contra o Brasil. Dessa vez, escolheu Pernambuco: atacou Recife e Olinda, em 1630.
Os colonos resistiram promovendo emboscadas e guerrilhas contra os invasores e incendiando os canaviais. Mas, diante dos prejuízos causados pela parada da produção e pela fuga de escravos, os colonos aceitaram a dominação holandesa.
O domínio holandês foi consolidado graças ao apoio de cristão-novos, negros e mulatos, atraídos pelas promessas de liberdade. A Companhia nomeou, então o conde João Maurício de Nassau para governar a colônia holandesa no Brasil e cuidar dos negócios do açúcar. Em 1637, Nassau desembarcou em Recife.
O novo governante ganhou a confiança da população. Emprestou dinheiro aos senhores de engenho para refazerem suas lavouras destruídas pela guerra; vendeu a acredito os engenhos abandonados; reduziu os impostos; aumentou a produtividade da lavoura canavieira introduzindo melhorias técnicas, como a adubação do solo, por exemplo; mondou ocupar vários pontos da África (costa da Guiné, em 1637, e Angola, em 1641) para garantir o abastecimento de escravos para os engenhos brasileiros; estendeu a ocupação holandesa de Sergipe até o Maranhão.
Nassau urbanizou Recife: pavimentou ruas, fez pontes e obras de saneamento. Construiu uma nova cidade Maurícia, onde ergueu um palácio, um jardim zoológico e um jardim botânico. Recife e Maurícia foram, no século XVII, a cidades mais bonitas e urbanizadas da América. Nassau trouxe par o Brasil 46 cientistas, pintores e homens de letras. Eles estudaram as doenças tropicais, o uso medicinal de plantas brasileiras, a flora e a fauna, a geografia e a meteorologia do Nordeste