quarta-feira, 29 de abril de 2020

Tá ligado p. 14 até 24 – 6º ano

1. História é apenas o estudo do passado? Justifique sua resposta.
Tendo por base a definição do historiador  francês Marc Bloc, (1886-1944), mencionada no início do capítulo, a história pode ser entendida não apenas como um lembrança de acontecimentos ou situações passadas, mas como o estudo de todos os tipos de sociedades humanas até os dias de hoje.

Cantinho de estudos da Maria Fernanda.
Muito Lindo
2. Leia atentamente a frase: “para compreender a formação de uma realidade é preciso entender as condições históricas que permitiram o seu surgimento.” Agora, tente explicar o que seriam essas condições históricas que devem ser entendidas.
As condições históricas equivalem ao contexto geral de uma determinada sociedade. Sua situação política, econômica, social e cultural interferem diretamente nos acontecimentos determinando sua conclusão.

3. Faça uma lista das atividades dos historiadores.

Além da pesquisa histórica, podemos citar como atividades do historiador ensino e produção de textos acadêmicos, jornalísticos e didáticos.
4. Defina documento histórico.
Documento Histórico ou Fonte histórica são tudo o que os seres humanos produziram em sua longa trajetória. São testemunhos e vestígios das pessoas que viveram nas sociedades a serem estudadas. São sinais que nos permitem tentar entender como elas estavam organizadas politicamente, como era a sua produção de riquezas, quais eram as características de suas classes sociais, quais jogos praticavam.
5. Elabore um alista com cinco documentos históricos
Entre os exemplos de fontes históricas mencionadas no capítulo, podemos citar entre outros:
FONTES ESCRITAS: JORNAIS, REVISTAS DOCUMENTOS OFICIAIS (RG, CPF, CERTIDÕES DE NASCIMENTOS, CASAMENTO E ÓBITO)...
FONTES VISUAIS: MÓVEIS, ROUPAS, FOTOS, UTENSÍLIOS...
FONTES ORAIS: FILMES, MÚSICAS, LENDAS, ENTREVISTAS...
6. Explique por que os documentos históricos são representações das sociedades em que foram produzidos.
Todos os documentos são produzidos por pessoas, por agentes históricos. Nesse sentido, não são neutros, nem imparciais, mas expressam valores, visões, culturas e interesses sociais. Ao expressar tais elementos, constroem representações das sociedades em que são produzidos. Portanto, os documentos não são a tradução da realidade, mas expressões parciais.


7. Observe atentamente cada uma das imagens desta página. Identifique os objetos substituindo por tecnologia mais moderna
A vitrola foi substituída pelos aparelhos de CD.  Hoje em dia, é possível ouvir músicas em sites acessados por computadores e aparelhos de telefonia móvel. Os telefones públicos são cada vez menos visíveis em nossas cidades por causa da difusão da telefonia móvel. As máquinas de escrever foram praticamente eliminadas por computadores.


8. Comente as mudanças de comportamento ocorridas com tais situações.
Em todos os casos, há maior velocidade. Seja no acesso ás músicas. Seja na comunicação entre as pessoas, seja na produção de textos. A comunicação e a conexão de milhões de pessoas pelas redes sociais também contrasta com as dificuldades de comunicação de algumas décadas atrás. Por ouro lado, acentua-se o consumismo da sociedade.


Caderno de estudo  da Natália Fernanda
9. Com relação aos equipamentos utilizados para ouvir música, estabeleça as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos 50 anos.
1877: cilindro fotográfico
1887: gramofone
1920: fita magnética
1948: toca disco
1963: reprodutor de fita cassete
1979: walkman
1980 CD play
1998: MP3 play
2000: Disco de armazenamento  portáteis 
Em torno de 2014 streaming

10. Cite três medidas de tempo criadas pelos seres humanos ao longo da história.
dia(24 horas), semana(7 dias), mês (30 dias), ano(365 dias), século(100 anos), década ou decênio (10 anos).

11. Esclareça como os seres humanos elaboraram as medidas de tempo.
As primeiras medidas de tempo foram feitas com base na observação da natureza, há milhares de anos: nascer e pôr do sol, fases da lua, períodos de calor, seca ou chuvas intensas


12. Explique como a observação das constelação foi importante para a identificação das estações do ano.
Cantinho de Estudo da Natália.
A cada estação as estrelas formam desenho diferentes no céu a cada estação às forças sobrenaturais da natureza e daí à criação de divindades.
13. Explique as razões pelas quais os seres humanos criaram as festas.
Para tentar conseguir a proteção dos deuses e dos seres mágicos, os antigos realizavam festas no início das primeiras estações do ano.

14. Como as festas ajudavam a marcar a passagem do ano?
As primeiras festas ajudavam a marcar o tempo anual. Eram, portanto, instrumentos de demarcação do tempo. As festas que se repetiam (e ainda se repetem) a cada ano revelam um tipo de tempo: o tempo circular ou tempo cíclico.

15. Explique por que o tempo das origens e da criação, narrado pelos mitos, é considerado um tempo indeterminado.
Porque não apresenta referência matemática. Utiliza-se expressões genéricas para se refletir a ele: “naquele tempo”, “no princípio” ...

16. Compare o tempo histórico ao tempo dos mitos
O tempo histórico é continuo e linear, e o tempo dos mitos é cíclico e repetitivo

17. Relacione o desenvolvimento da cronologia a utilização da matemática.
A cronologia depende da referência numérica, de sucessão de quantidades de anos, e isso é possível com o desenvolvimento da matemática

18. Liste quatro medidas importantes para a divisão do tempo histórico.

Milênio (1000 ano) décadas(10 anos), anos (365 dias) século (100 anos)


19. Explique por que os jogos são semelhantes às festas.
Como a festa o jogo se constituí em um momento diferente do ritmo cotidiano. É algo extraordinário, eventual.

20. Elabore uma lisa sobre jogos dividindo-a em: jogos eletrônicos jogos esporte, jogos de tabuleiro,  jogos de dramatização e esportes radicais. Para cada divisão. Cite três exemplos.

Jogos eletrônicos: Game Machine eletrônico Pet Virtual, perguntados, Minecraft 

jogos esporte: natação, vôlei, corrida
 jogos de tabuleiro,  Xadrez, dama, banco imobiliário
jogos de dramatização: mímica, teatro, adivinhação

 jogos radicais: Skate, Surfe, Paraquedismo







continua....

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