quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atividades p. 128– 8º ano

2. Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
“Devemos formular três perguntas:  –  o que é o Terceiro Estado? Tudo. – O que ele  tem sido em nosso sistema político? Nada. – o que pede ele? Ser alguma coisa.”
Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.
O Terceiro Estado era o estamento que pagava a maioria dos impostos, sendo, portanto, responsável por sustentar a nobreza e o clero. Porém, não havia participação política do terceiro Estado.reivindicavam participação nas decisões políticas, deixando de ser nada, para ser “alguma coisa

Leia o texto a seguir com atenção.
               No dia 5, cedo, as mulheres, como sempre nas segundas-feiras, vão ao mercado. Não tem pão. Dirigem-se ao hotel de Ville, sede da Prefeitura, para exigir do prefeito Bailly alimentos para a população [...].
Bailly não estava na Prefeitura. [...] elas decidem ir a Versalhes, trazer o rei a Paris. [...]. uma verdadeira “procissão”, armada de faca, bastões, rifles, mosquetes e dois canhões, segue rumo ao palácio real.
[...]
Esse movimento popular, denominado Jornada de Outubro, sob a liderança das mulheres, foi vitorioso. [...]
Essas mulheres [...] trouxeram a família real para Paris a fim de assegurar o fornecimento de pão. O significado político dessa jornada é bem claro: o rei e os deputados estarão agora sob o controle das multidões de Paris.
Livro didático p. 128
a) Por que as mulheres decidiram ir a Versalhes em 1789? Elas decidiram ir a Versalhes para trazer o rei a Paris e, assim, garantir o abastecimento da cidade, onde vinha faltando inclusive, pão. Versalhes fica a 22KM do centro de Paris
b) Identifique e transcreva o trecho que descreve ainda da mulheres a Versalhes. “uma verdadeira “procissão”, armada de faca, bastões, rifles, mosquetes e dois canhões, segue rumo ao palácio real.”
c) As mulheres conseguiram seu objetivo? Sim, esse movimento popular, liderado por mulheres, foi vitorioso, como afirma o texto: Essas mulheres [...] trouxeram a família real para Paris a fim de assegurar o fornecimento de pão.
d) Esse episódio pode ser considerado uma prova de que participação das mulheres na Revolução Francesa foi decisiva? Justifique. Sim, essa e outras iniciativas das mulheres colaboraram para a Revolução, que derrubou a monarquia absolutista na França, contestou os privilégios da nobreza e do clero e instituiu a igualdade de todos perante a lei.

5. a partir do assassinato de Marat o governo de Robespierre intensificou a repressão, suprimiu o interrogatório e o direito de defesa; as “provas morais” eram suficientes para condenar um cidadão à morte na guilhotina.
a) como esse período ficou conhecido na história? Ficou conhecido como Terror (1793-1794)
b) qual a consequência política das condenações sumárias à morte na guilhotina para o governo de Robespierre? O governo de Robespierre foi perdendo apoio popular, inclusive entre seus antigos aliados como Danton.
c) Em Duplas: o governo de Robespierre negava ao acusado o direito de defesa; essa prática pode ser considerada contrária aos princípio da revolução Francesa? Sim, pois fere frontalmente o artigo 7º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o qual diz: “Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela Lei e de acordo com as formas por esta prescrita. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser castigados. [...]”


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Atividades p. 113 – 8º ano

 8. o quadro a seguir resume as tensões entre a metrópole inglesa e as Treze Colônias da América do Norte. Complete-o no caderno.
Lei
O que determinava
Reação dos colonos
Lei do Açúcar
Aumentava os impostos que os colonos deveriam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda e o linho em seus portos.
Obrigava os colonos a comprar o melaço das Antilhas inglesas.
Organizaram vários protestos, mas não foram ouvidos
Leis intoleráveis
Fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem os prejuízos causados.
Ocupação de Massachusetts.
Julgamento dos colonos rebelados
Primeiro Congresso Continental da Filadélfia.
Batalha de Lexington – 1775
1ª Guerra pela Independência.
Lei do Chá
A Inglaterra entregou à Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, o controle sobre a venda do chá para as Treze Colônias.
Disfarçados de índios mahawks, cerca de 150 colonos invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram o chá ao mar.
Lei do Selo
Todos os jornais, cartazes, cartas e certidões que circulavam nas Treze Colônias deveriam receber um selo comprado do governo inglês
Invadiram as agências postais, queimaram maços de selos e iniciaram uma campanha com o lema: “ Sem representação não pode haver tributação.

Leitura e escrita em História
Leitura de imagem

A fotografia mostra o Monte Rushmore, um dos monumentos mais famosos dos Estados Unidos. Observe-a com atenção.
a. Você sabe o nome dos personagens esculpidos na rocha? Sabe por que foram homenageados? Da esquerda para a direita, vêem-se os rostos de quatro presidentes estadunidenses: George Washington ( 1789-1797), Thomas Jefferson (1801-1809), Theodore Roosevelt (1901-1909), e Abrahan Lincoln (1861-1865). Eles foram homenageados por serem considerados pela história oficial os “pais da Nação”, os fundadores dos Estados Unidos.
b. As esculturas que coce vê na fotografia são enormes: cada rosto tem 18 metros de altura. O que isto pode significar? O tamanho colossal da esculturas é um indício da importância desses personagens para os governantes estadunidenses da época. A obra começo a ser construída em 1925, depois de aprovado pelo Congresso estadunidense, e foi concluída em 1941; foi, portanto após uma obra demorada e que exigiu grande investimento. O nome do monumento foi dado em 1885, após uma expedição de prospecção liderada por Charles E. Rushmore, um advogado de Nova Yorque
c.A área onde está hoje o Monte Rushhmore pertencia aos índios Lakota que a consideravam sagrada e a chamavam de “ Seis Avôs”. Levante uma hipótese: o que possibilitou ao governo estadunidense erguer o monumento justamente nesta área? O que possibilitou ao governo estadunidenses o erguimento do Monte Rushmore foi o uso da força. Em 1868, o governo havia assinado um acordo reconhecendo a área onde está o monumento como terra indígena.
d. O que terá levado o artista a incluir um indígena nesta foto do Monte Rushomre? A inclusão dos indígena certamente foi proposital e buscou fazer-nos lembrar de que aquela área pertencia aos indígenas.


domingo, 28 de maio de 2017

Atividades p. 110 – 8º ano

1. Leia o texto a seguir e responda as ao que se pede.
[...] A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto era algo tão evidente que muitos chamam o período do  iluminismo francês simplesmente de ‘racionalismo’. [...]
Entre os povo, porém imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou-se especialmente atenção à educação. [...] Os filósofos iluministas diziam que [...] a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. [...]
Livro didático p. 110
O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo. Quais são elas? O racionalismo ( a crença inabalável na razão) e o otimismo ( segundo os iluministas, com o tempo, a ignorância e a superstição desapareceriam e teríamos uma humanidade iluminada, esclarecida.

2. A Imagem é um grafite de um autor desconhecido produzida em janeiro de 2015

Observe com atenção.
a) Com base em seus conhecimentos de inglês e/ou na consulta ao dicionário responda: a que princípio iluminista podemos associar a imagem? Ao princípio de liberdade de pensamento e de expressão, como se pode concluir a partir dos dizeres inscritos no coração.
b) debatam e opinem: o que se pode fazer para resguardar a prática desse princípio no Brasil de hoje? Pessoal

3. No caderno: a qual pensador iluminista poder ser associada cada uma das afirmações a seguir?
a) “As pessoas não são obrigada a aceitar um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra ele.” Jonh Locke
b) “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse. Mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo.” François-Marie Arouet ( Valtaire)
c) “[...] tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.” Charles-Loius de Secondat ( Barão de Montesquieu)
d) “ a vontade geral é então a essência da soberania. Manifestando-se [...] por meio da participação dos cidadãos nas deliberações coletivas bem como na fiscalização do cumprimento das mesmas. Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando a sociedade soberana e legítima. Jean-Jacques Rousseau.


Atividades p. 171 – 7º ano

1. Monte uma ficha sobre a Reforma Protestante segundo o roteiro:
Reforma protestante
Razoes da Reforma
Insatisfação de reis e de príncipes; Descontentamento da burguesia; Abuso de membros do clero; Falta de preparo e instrução dos padres; Comércio de artigos religiosos (Simonia); Venda de indulgências;
Primeiros reformadores
John Wyclife
John Huss
Atos de Lutero que deu início à Reforma protestante
Lutero pregou na porta da sua paróquia as 95 teses

2. Leia com atenção as teses de Martinho Lutero e responda:
Tese 75. A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes a ponto de poderem absolver um homem ~...] é loucura.
Tese 86. Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos crassos [romanos ricos], não constrói com seu próprio dinheiro ao menos a basílica de são Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?
Livro didático p. 171
a) essas teses de Lutero contêm duas críticas às autoridades da Igreja; quais são elas? Ele critica a venda de indulgências e o papa que, embora fosse muito rico, usava o dinheiro dos fiéis para construir igrejas.
b) Nos dias de hoje, a prática de construir igrejas com dinheiro dos fiéis continua sendo adotada? Si. As igrejas neopentecostais têm adotado essa prática, erguendo templos em vários cantos do país rapidamente

5. Leia o texto a seguir com atenção.
Por decreto de deus, para manifestação de sua glória, alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.
Aqueles do gênero humano que estão à vida foram escolhidos para a glória com Cristo por Deus, antes de efetuada a criação do mundo [...] por manifestação de sua livre graça e amor, sem qualquer previsão de fé ou boas obras [...] ou qualquer outra coisa [...] que o levasse a isso, e tudo para louvor de sua glória e graça.
Foi do agrado de deus [...] de Sua própria vontade [...] para a glória de Seu soberano poder as suas criaturas, dispensar o resto da humanidade, condená-la à desonra e à ira por seu pecado, para louvor de Sua gloria justiça.
Confissão de Westminster
Livro didático p. 172
a) Qual dos reformadores terá escrito esse texto? Justifique. Este texto foi escrito por João Calvino, reformador que acreditava na predestinação absoluta; ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino.
b) para o autor do texto, a salvação de uma pessoa deve-se á sua fé, às boas obras ou a nem uma e nem outra? Justifique. Para o autor do texto, nem a fé nem as boas ações salvam uma pessoa; por decreto de Deus, “ alguns homens e anjos são predestinado à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna”
C) Há diferença entre Lutero e Calvino no tocante à salvação do ser humano? Em caso afirmativo, qual? Sim. Para Lutero só a fé salva; já Calvino acreditava que as pessoas já nascem predestinadas à salvação ou a condenação eterna.

6. Sobre o Ato de Supremacia aprovado na Inglaterra em 1534, responda:
a) Quem o aprovou? O parlamento inglês em comum com o rei Henrique VIII.
b) qual é o seu conteúdo? Declarava o rei novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada de Igreja Anglicana.

c) O que foi decidido com base nesse Ato? Henrique VIII confiscou as terras e mosteiros da Igreja católica e os vendeu ou presenteou aos nobres e burgueses que o apoiaram, e, com isso aumentou o seu poder político.

Atividades p. 154 – 7º ano

1 Monte uma ficha sobre o Renascimento seguindo o roteiro.
Renascimento
Em que contexto surgiu
Expansão do comércio, ascensão da burguesia e fortalecimento do poder dos reis.
O que foi
Foi um movimento cultural iniciado nas cidades do norte da Itália no século XIV, que se propagou pela Europa nos século seguintes.
Principais características
Valorização do passado Greco-romano; antropocentrismo ( o homem como medida de todas as coisa); individualismo; (valorização da arte e do talento de cada um e uma nova visão do tempo ) o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo em beneficio próprio).

2. Com base nas fontes 1 e 2, responda:
Fonte 1
Fonte 2
               Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vários na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.
Trecho da obra Hamlet, de William Shakespeare.
a) quem são os personagens representados na fonte 1? As personagens são Deus e Adão.
b) Como os personagens da fonte 1 estão representados? Deus é representado por um homem vigoroso de cabelo branco. Adão é mostrado como um jovem de corpo musculoso e belo. Em seus olhos podemos perceber cumplicidade, como a que se vê na relação entre pai e filho; a expressão da criatura é de encantamento, a do Criador, de determinação.
c) Qual característica do Renascimento se pode perceber na fonte 2? O antropocentrismo; ou seja, o homem no centro das atenções e como medida de todas as coisas.
d) A fonte 1 confirma ou nega a fonte 2? A fonte (1) confirma o texto apresentado na fonte 2. O texto de Shakespeare e a pintura de Michelangelo são uma exaltação/glorificação do ser humano; basta ver que nela Deus e o homem são representado com forma e proporções idênticas.

5. Ainda sobre o Renascimento:
a) quem financiava os artistas e estudiosos do Renascimento? Homens ricos – comerciantes, banqueiros, príncipes, papas – conhecidos como mecenas.
b) Com que objetivos eles financiavam os artistas e estudiosos? Para conseguir prestígio e projeção social.
d) Cite três pintores do Renascimento italiano. E produza um pequeno texto ilustrado sobre a obra de um deles. Leonardo da Vini; Rafael de Sanzio e Michelangelo Buonarroti


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Atividades p. 133 – 7º ano

2. No caderno. Preencha o quadro abaixo com as contribuições de cada elemento:
O uso da Charrua
Possibilitava revolver a terra devido ao arado com rodas que possui uma relha de ferro.
Rotação trienal
Permitia o descanso do solo e garantia duas colheitas.
Atrelamento do cavalo pelo peito
Colaborava para tornar mais eficiente a aragem da terra
Aprimoramento e difusão dos moinhos
Possibilitava o aumento da velocidade e da qualidade da moagem do trigo

3. Leitura de gráfico.

a.      O que o gráfico mostra? O crescimento da população entre os anos 800 e 1300
b.      Em que século a população aumentou mais? No século XVIII
c.      No título do gráfico há a palavra “estimativa”; o isso significa? Estimativa significa cálculo aproximado; na época não havia censo populacional como os de hoje em dia.

4. Observe o mapa da página 119 com atenção
Com base no que você estudou no capítulo:
a. Dê outro título ao mapa. Rotas comerciais europeias (séc. XIV)
b. Identifique as duas principais rotas terrestres que ligam o sul ao norte da Europa (a cidade de onde partiam e a cidade em que chegavam).Uma delas ligava Gênova a Bruges, passando pelas feiras da região de Champagne, na França; e a outra ligava Veneza a Hamburgo.
c. Por que a área comercial de Champagne aparece em destaque? Porque, na época, esta região reunia um grande número de importantes feiras.
d. O que eram as feiras medievais representadas no mapa? Eram eventos que duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reunia mercadores de várias partes do mundo.

5. Leia com atenção a letra da canção “Burguesinha” que faz parte do álbum América Brasil, do cantor


seu Jorge.
Burguesinha


Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Vida de artista
[...]
Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada
[...]
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Tem o que quer
[...]


.
O termo “burguesinha” esta associado a um grupo social surgido na Idade Média.
a.      Que grupo é esse? A Burguesia
b.      Como esse grupo era formado? Era formado por comerciantes, donos de manufaturas e banqueiros, enfim, pessoas enriquecidas com o comércio, a troca de moedas e a manufaturas. Com o tempo, o termo “burguês” passou a significar também “pessoa rica”.
c.      Por que o cantor refere-se à personagem da letra como “burguesinha”? a personagem leva uma vida rica, cheia de regalias. A palavra “burguês” continua sendo utilizada para designar “pessoa rica”.
d.      Que paralelos podemos traçar entre a personagem da música e os burgueses medievais? O acesso aos bens materiais e a uma vida confortável. Assim como os burgueses medievais a personagem da canção “tem o que quer”.

8. Elabore uma ficha sobre as cruzadas seguindo o roteiro.
Cruzadas
Como começaram
Em 1071, os turcos de religião muçulmana conquistaram Jerusalém e proibiram os cristãos de visitar o túmulo de Jesus. Reagindo a isto, em 1095, o papa Urbano II convocou os cristãos para uma guerra contra os “infiéis”, a fim de reconquistar a Terra Santa
O que eram
As cruzadas eram expedições militares que partiram da Europa, entre o século XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos no Oriente.
Por que receberam esse nome
Porque os participantes das cruzadas consideravam-se “ marcados pelo sinal da cruz” e por isso bordavam uma cruz na roupa; daí o nome cruzadas.
Quem participou das cruzadas
Pessoas de várias origens e condições sociais: nobres, camponeses, comerciantes, mendigos, idosos, crianças entre outros.
Principais mudanças ocasionadas pelas cruzadas
a) o aumento do comércio entre o Ocidente e o Oriente e entre várias regiões da Europa;
b) a maior participação dos europeus, especialmente os italianos, no rico comércio de especiarias e artigos de luxo orientais pelo mar Mediterrâneo;
c) o enfraquecimento da nobreza guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas;
d) a intensificação do comércio de curta e de longa distância, o que contribuiu para a prosperidade dos comerciantes europeus e suas cidades.




domingo, 21 de maio de 2017

Atividade p. 57 – 7º ano

1. Observe o mapa




a.      Localize a Península Arábica em relação ao Iraque e aos mares que banham a península. A Península situa-se a sudeste do Iraque e é banhada pelo Mar Vermelho. (oeste), o Golfo Pérsico (leste) E O Mara Arábico 9Sul)
b.      Indique os países que hoje ocupam o território da Península Arábica. Arábia Saudita; Iêmen; Omã; Emirados Árabes Unidos; catar; Bahrein; Kuait; e Jordânia.



2. Observe as imagens e responda:
a.      Quem são os personagens representados na foto da esquerda? São os beduínos.
b.      Como eles vivem? Os beduínos são grupos nômades que habitam o deserto e sobrevivem da criação de animais, raízes e frutas secas.
c.       O que vê na foto da direita? Que tipo de benefício isto traz à população? Vê-se um oásis, local onde a existência de uma fonte de água permite o florescimento de espécies vegetais, ou seja, a prática da agricultura.

3. Leia a seguinte reportagem e responda.
Por que Meca é tão importante para o islamismo?

Porque ali fica o santuário de Ka’Bah, construído no segundo milênio antes de Cristo. Segundo a tradição islamita, Ka’bah é o único local na Terra que as forças celestes teriam tocado. Situado na Arábia Saudita, a cidade já era ponto de parada de caravanas e centro comercial antes de Maomé. Mas os maometanos, também chamados de muçulmanos, [...] a converteram em sua capital. De acordo com os preceitos religiosos, todo fiel tem o dever de visitá-la ao menos uma vez antes de morrer. Além disso, onde quer que estejam tem que rezar cinco vezes ao dias voltado para lá. “ e a oração do meio-dia de sexta-feira precisa ser feita em uma mesquita, que sempre é construída em sua direção”, [...]
Livro didático p. 58
a.      Como se chama o santuário de Meca? Ele já existia antes de Maomé? Se chama Ka’Hah ou Caaba, sim já existia muitos antes do nascimento de Maomé, funcionando como importante centro comercial.
b.      Qual a importância desse santuário para os muçulmanos? Para os muçulmanos, a caaba é o único ponto da Terra tocado diretamente por forças divinas, além de ser o local de nascimento e sepultamento do profeta Maomé, fundador do islamismo.
c.       Em que país atual a cidade de Meca está localizada? Arábia saudita
d.      Qual é a obrigação de todo muçulmano no que diz respeito a Meca? Todo muçulmano deve visitá-la ao menos uma vez na vida. As cinco orações diárias devem ser feitas na direção da cidade de Meca.

4. O Ano 1 do calendário Cristão é o do nascimento de Cristo.
a.      Qual é o ano 1 para os muçulmanos? O ano 1 para os muçulmanos é622 da era  cristã, quando ocorreu a Hégira, a mudança de Maomé de Meca para Yatreb.

b.      O ano de 2016 da era cristã corresponde a que ano islâmico? Corresponde ao ano de 1394