1. Leia o texto a seguir com atenção e responda ao que se
pede;
Traçada uma
linha que se passa entre os município de Palmas, União da Vitória, Rio Negro,
Lages, Curitibanos e Campos Novos, abrangendo cerca de 28 mil quilômetros
quadrados, a terça parte do atual estado de Santa Catarina, a região do meio
oeste e planalto norte, abrange também uma parte do sul e sudoeste do Paraná,
configura-se a região onde ocorreu, na segunda década do século XX, um dos
conflitos sociais mais sangrentos da história do Brasil. Calcula-se que em 1910
havia, nessa região [...], cerca de 50 mil habitantes, sendo que destes [...],
aproximadamente 20% foram mortos. Por toda essa região existem diversos cemitérios
que lembram esse conflito sangrento.
TIMAZI, Gilberto. Heranças e lideranças jovens do Contestado.
Historia Catarina, ano 4, n. 18 de 2010, p. 35
a) Qual é o nome do
conflito q que o texto se refere? Revolta do Contestado
b) Onde esse conflito
ocorreu? Ocorreu
na região disputada por Santa Cataria e Paraná.
c) Qual foi o número
de mortos no conflito segundo o texto? Segundo o texto, durante a Revolta do
Contestado foram mortas cercas de 10 mil pessoas.
d) A Revolta do
Contestado pode ser como um episódio da luta pela terra no Brasil Justifique. Sim, pois teve
início com a expulsão e o assassinato dos moradores da região pelos capangas da
Lumber, uma empresa estadunidense interessada na exploração da madeira da rica
floresta nativa de pinheiros e imbuia que cobria a região.
2. Observe a
charge com atenção; leia a legenda e repare nos trocadilhos feitos pelo chargista
e responda:
a) O que se vê na charge?
Ela
mostra a figura caricaturizada do prefeito chutando o que parecem ser barracos.
b) Juntando imagem,
texto e o que você estudou neste capítulo, é possível descobrir a intenção do
autor da charge? Sim. A imagem e os trocadilhos com o sobrenome do
prefeito Pereira Passos (1903-1906) referem-se à remodelação da capital
empreendida por ele, mais precisamente ao “bota-abaixo” executado pelos
funcionários da prefeitura durante a sua gestão.
c) Quais forma os
efeitos das demolições efetuadas a mondo de Pereira Passos no centro do Rio de
Janeiro? A
elite aplaudiu a reurbanização e a expulsão da população pobre do centro da
cidade. Já os moradores dos cortiços e casas de cômodos reagiram de diversas
formas ao serem expulsos do centro e
empurrados para a periferia da cidade ou para os morros e mangues.
1. Leia com atenção as fontes 1 e 2.
Fonte 1.
Sergipe,
Fazenda Angico
Meus crimes se terminaram
O criminoso era eu
E os santinhos me mataram
Um lampião se apagou
Outros lampiões ficaram
O cangaço continua
De gravata e jaquetão
Sem usar chapéu de couro
Sem bacamarte na mão
E matando muito mais
Meus crimes se terminaram
O criminoso era eu
E os santinhos me mataram
Um lampião se apagou
Outros lampiões ficaram
O cangaço continua
De gravata e jaquetão
Sem usar chapéu de couro
Sem bacamarte na mão
E matando muito mais
Lampião falou. Música de Aparício Nascimento e Venâncio,
Cantada por Luiz Gonzaga. In: ROITMAN, Valter
Cangaceiros: crime e aventura no
sertão. São Paulo: FDT, 1997.
(Para conhecer melhor). P. 43
Fonte 2
O
cangaceiro é doente
É um indivíduo anormal
Recebendo a influência
Do ambiente social
Com justiça e instrução
É difícil um Lampião
Cair na trilha do mal [...]
Também não está direito
Ter pena dele demais
Dizer que eles são heróis
Como muita gente faz
Cadeia pra esta gente
Com tratamento decente
Em prisões especiais
É um indivíduo anormal
Recebendo a influência
Do ambiente social
Com justiça e instrução
É difícil um Lampião
Cair na trilha do mal [...]
Também não está direito
Ter pena dele demais
Dizer que eles são heróis
Como muita gente faz
Cadeia pra esta gente
Com tratamento decente
Em prisões especiais
ATAYDE, João Martins de. In: CURRAN,
Mark. História do Brasil
em cordel. São Paulo: Editora
da Universidade
de São Paulo, 2009. P. 74
a)
Como os autores da fonte 1 veem Lampião? Eles se colocam
no lugar de lampião e fazem a defesa do “rei do cangaço” ao dizer: “O criminoso
era eu e os santinhos me mataram”.
b)
O que os autores da fonte 1 querem dizer com “Um lampião se apagou
/ Outros lampiões ficaram / O cangaço continua / De gravata e jaquetão”? O trecho pode ser “traduzido” por “um bandido
morreu/outros bandidos ficaram / o crime continua matando; só que os criminosos
de agora usam “gravata e jaquetão”.
c)
Compare os autores da fonte 1 ao da fonte 2 quanto ao modo
como eles veem Lampião. Enquanto os autores da fonte 1 dão voz a Lampião e “permitem”
que ele faça sua defesa, o autor da
fonte 2 posiciona-se contra o cangaceiro, condenando aos seus crimes e pedindo
que seja punido.
Muito bom!Obrigado
ResponderExcluirÓtimo!!!!
ResponderExcluirMe ajudou muito!!!!! Obrigada!!!!!
Ótimo!!!!
ResponderExcluirMe ajudou muito!!!!! Obrigada!!!!!
esse site me ajudou bastante e fica aq meu obrigado
ResponderExcluirMuito obrigado !! Vou continuar usando seu blog professora; eu estudo na unidade integrada Luis de Oliveira faço o 9 ano
ResponderExcluirNossa ajudou muito, obrigada
ResponderExcluirAjudou muito
ResponderExcluirMuito obrigado me ajudou na recuperação
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