Para refletir 6º ano – p. 21
Manifestação de crianças
Centenas de crianças
participaram junto com pais, tios e avós de sua primeira manifestação neste
domingo (23), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Com a ajuda dos
adultos encheram cartazes de tinta, desenhos e pedidos de um país melhor no
futuro e, em vez de palavras de ordem, cantaram cantigas de roda. [...]
“ A gente quer que nossos filhos vivam num país melhor. Por
isso, fomos construindo coletivamente esse movimento, com outros pais, pelas
redes sociais. [...]”, disse marina [...]
Já alfabetizada,
Dora Dorigo, de 6 anos, pintava um coração de vermelho, num cartaz de próprio
punho onde pedia mais paz e amor. A mãe de Dora, a designer Lícia Rubinstein,
elogiou o ato infantil.
“É importante que ela comece descobrir formas de manifestar
seus sentimentos, seus desejos. Brincando, ela vai aprendendo e absorvendo
esses ensinamentos”, disse Lícia. [...]
O objetivo do movimento era pedir democracia, qualidade e segurança
nos serviços de transporte e dizer não à violência policial.
Livro didático: História Sociedade &
Cidadania 6º ano
3ª
edição p. 20 – Editora FTD
a) O que o
texto conta? Ele
conta sobre uma manifestação promovida por crianças e adultos.
B) Como os manifestantes organizaram o movimento? Eles organizaram o movimento pelas sociais.
c) O que os manifestantes exigiam? Democracia, melhoria nos transportes e fim da violência
policial
d) Pode-se dizer que os manifestantes (mulheres,
homens e crianças) fizeram história? Sim, pois eles
saíram às ruas para lutar por direitos.
e) O sujeito histórico pode ser individual ou
coletivo. Você seria capaz de dar um exemplo de sujeito histórico individual e
um sujeito histórico coletivo? Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário