Organizar o
conhecimento
1. Em
seu caderno, explique a função dos termos a seguir nas sociedades
mesopotâmicas.a. Zigurate: Torre alta sobre a qual havia um templo, considerado a casa dos deuses e onde ocorriam os rituais religiosos.
b. Palácio: Morada do rei e centro administrativo. Muitos artesãos prestavam serviços para o palácio.
c. Caracteres cuneiforme: Símbolos empregados na escrita cuneiforme.
d. Estudos matemáticos: serviam para resolver problemas práticos no comércio e na administração da cidade.
2. Observe a estatueta do rei Gudea, a cidade mesopotâmica de Lagash, e responda.
a. Quais eram as funções do rei nas cidades mesopotâmicas? O rei comandava o Estado. No início ele era o principal sacerdote em um templo. Depois do terceiro milênio, ele centralizava todas a parte administrativa e militar da cidade: coordenava o armazenamento dos excedentes agrícolas, a execução das obras públicas, comandava o exército e cobrava impostos.
b. Que características relacionadas à figura do rei parecem representadas nessa escultura? O adorno na cabeça, uso de um tipo de túnica que cobre apenas um braço e a posse de um vaso do qual saem os fluxos de água, fator fundamental para a existência e manutenção das comunidades humanas. Além disso, a estatueta está coberta de caracteres cuneiformes, mostrando sua relação com o governo do Estado.
c. Qual seria o significado da água que jorra da vasilha segurada pelo rei? O rei realizava, todo ano, rituais que procuravam assegurar boas colheitas e, por isso, estava ligado à fertilidade e à abundância de alimentos. Na Mesopotâmia, por causa do tempo seco, essas duas ideias estavam ligadas aos rios Tigre e Eufrates. A agricultura só era possível por meio da irrigação dos campos com as águas desses rios. Os peixes, que acompanham a água na escultura, também mostram a importância da pesca para a população dessas cidades.