domingo, 9 de junho de 2013

Atividades p. 121 – 8º ano- PI

Organize o conhecimento
1.      No caderno, escreva as palavras que correspondem a cada item.
a.      Origem da nobreza togada: burguesia enriquecida que adquiriu títulos nobilárquicos
b.      Locais que serviam bebida e comida em mesas comunitárias: albergues e tabernas
c.      Local onde muitos senhores feudais franceses empobrecidos foram viver: corte do rei
d.      Meios de distribuição social durante o Antigo Regime: além da condição de nascimento podemos citar regras de etiquetas, vestimentas, escrita e a fala
2.      Observe a imagem da fonte 1 para responder às questões.
a.      Escreva a cena mostrada na pintura: na imagem vemos o interior de um restaurante. Em um ambiente de luxo (grandes janelas, cortinas, mesas com toalhas e flores), alguns grupos estão reunidos em mesas separadas. Homens e mulheres bem vestidos. Vemos as pessoas conversnado entre si nas mesas e alguns pratos. Na mesa da esquerda um garçom parece atender aos pedidos. Ma mesa da esquerda um homem coloca vinho em sua taça. No canto esquerdo em primeiro plano vemos um cachorro sentado observando as pessoas na mesa.
b.      É possível identificar a condição social dos clientes desse restaurante? Como? As pessoas que estão freqüentando o restaurante parecem ser de classe mais abastadas. Podemos supor essa condição pelas vestimentas, adornos e cabelos ( principalmente das mulheres). O ambiente do restaurante, com cortinas, mesas com toalhas e louças, sugere tratar-se de um local caro e luxuoso, destinado para pessoas com grande poder aquisitivo. As pessoas são servidas em suas mesas por um garçom bem vestido.
c.      Há algo na cena que lhe causa estranhamento? Explique. A presença do cachorro com cólera, sentado. Indica que os fregueses podiam levar seus animais de estimação aos restaurantes.
d.      Estabeleça duas diferenças e duas semelhanças entre esse restaurante e um atual que você conhece ou já viu em alguma foto, filme ou na televisão. Pessoal
3.      Leia o texto da fonte 2 e responda.
a.      Qual é o tema do texto? Os rituais presentes em uma refeição do rei Luís XIV
b.      A refeição de Luís XIV era um acontecimento público ou privado? Justifique copiando uma passagem do texto. A refeição de Luís XIV era um ato público para a corte. O trecho que justifica essa resposta é: “A corte toda assiste às refeições do rei”. “É importante frisar que a noção de público do Antigo Regime é muito diferente daquela adotada nos dias de hoje. Público, naquela época, não significava uma esfera social em que todos, indistintamente, tinham direito à participação. Além disso, o rei era uma figura pública não porque estava a serviço do povo ou o representava ( como acontece na república), mas sim porque seus atos, mesmo os mais íntimos, interessavam a todos.
c.      Compare sua refeição com a de Luís XIV e estabeleça semelhanças e diferenças. As refeições reais dos séculos XVII XVIII e as praticadas pela população atualmente apresentam mais diferenças que semelhanças, pois a cerimônia e a solenidade das relações sociais do Antigo Regime não são mais usuais. Além disso, as refeições, nas grandes e médias cidades de hoje, geralmente são feitas rapidamente, determinadas pela pressa, pela falta de tempo e pela presença maciça dos fast foods.
Analise e compare as fontes
4.      Observe a pintura da fonte 3 e responda.
a.       Descreva a cena representada na figura. Um homem prova uma vestimenta, auxiliado por uma alfaiate, enquanto é observado por uma jovem.
b.      Como são as vestimentas das pessoas? As pessoas estão vestindo roupas luxuosas e elegantes
c.      Que camada social os personagens da pintura representavam?  O personagem central e a jovem á esquerda representam a nobreza. O refinamento dos trajes e o ambiente palaciano remetem á realidade dos nobres. O homem que ajusta a roupa do nobre representava um trabalhador, provavelmente um alfaiate.
Opine
5.      Quais regras de etiqueta são valorizadas na sua família e na sua escola? Você acha importante segui-las?
PESSOAL.
 
 

6 comentários:

  1. Isso é bem legal. Mais você não acha que tendo as respostas, os alunos vão se interessar menos para procurá-las no livro? Eu não estou jugando sua atitude, eu até acho bem legal e interessante.

    ResponderExcluir
  2. obrigado isso me ajudou muito no meu trabalho com certeza vou tirar a nota maxima!!!

    ResponderExcluir
  3. obrigada , pela ajuda e seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado a senhora me ajudou muito sou muito grata

    ResponderExcluir