sexta-feira, 20 de março de 2009

Avaliação-8º ano

Escola Estadual Armando Santos http://eearmandosantos.blogspot.com/ Valor: 8,0 Nota: AVALIAÇÃO MENSAL HISTÓRIA Prof.: ª Rosangela Leite – http://rosangelal.blogspot.com Nome ___________________________________ nº.____ 8º ___ Data: ___/___/___ 1-Quando Portugal decidiu instalar no Brasil a economia açucareira, vários fatores pesaram nessa escolha. Dentre ele é falso afirmar que: Habilidades: Identificar os motivos que levaram Portugal a escolher a cana-de-açúcar para iniciar a colonização do Brasil a ( ) a cana teria fácil adaptação ao clima quente e úmido da costa brasileira. b ( ) os portugueses tinham conhecimento das técnicas de plantio e da fabricação do açúcar. c ( ) o açúcar era considerado um produto de luxo na Europa. d (x ) a mão-de-obra era farta. 2- A grande propriedade rural destinada à produção de açúcar era chamada de engenho. Na realidade, engenho era o local onde se reuniam todas as instalações para a fabricação do açúcar, mas com o tempo esse termo passou a ser sinônimo de propriedade canavieira. No engenho havia: Habilidades: Identificar os elementos componentes de um engenho. a ( ) a casa-grande, habitação dos escravos. b ( ) senzala, anexa a casa-grande, congregava os habitantes do engenho nas cerimônias religiosas. c ( x ) as instalações do engenho propriamente dito: caldeiras, casa da moenda, casa de purgar. d ( ) área de plantio de eucalipto para ser usado nas caldeiras. 4- Desde a época de sua implantação, a economia açucareira teve a participação direta da classe mercantil holandesa. Interessados em ficarem com uma parte considerável do lucro, os flamengos: Habilidades:Reconhecer a participação dos holandeses na economia açucareira. a ( x) colaboram com financiamento para a montagem dos engenhos e distribuíram o açúcar no mercado europeu. b ( ) compraram fazendas e montaram engenhos para fabricar o açúcar. c ( ) contrataram especialistas em propaganda para divulgar o açúcar na Europa. d ( ) fundou uma universidade no Brasil para formar especialistas em plantio da cana-de-açúcar. 5. Leia o texto e responda as questões a seguir: Habilidades: Conhecer o cotidiano da vida numa fazenda de produção de açúcar. “Todos na sala da casa-grande permaneceram em silêncio, enquanto D. Luís proferia a oração ritual de agradecimento pela comida. Como havia muita gente, mesas menores tinham sido postas na sala, para que todo mundo pudesse sentar-se; mas as atenções se voltavam para a grande mesa central, onde o senhor ocupava a cabeceira. Como as outras, a mesa principal estava ornada de belas toalhas de renda da Madeira. Porcelanas da China, cuidadosamente guardadas para essas ocasiões, davam brilho ao banquete. As mulheres se postavam do lado direito, ficando as senhoras próximas de D. Luís, e as sinhazinhas na borda mais afastada. Do lado esquerdo, os senhores e depois os rapazes “ (TEIXEIRA JÙNIOR, Luiz Alexandre. O engenho colonial, Ática, 1989.p.16 Coleção O cotidiano da história) a) Quem era D. Luís na estrutura social da ordem açucareira? Padre. O conselheiro de todos b) Os produtos ornamentais vinham de onde? China, Ilha da madeira e Europa em geral. c) Havia escravos no banquete? Onde? Sim. Servido as mesas 6. Cite uma característica da produção de açúcar no Brasil Colonial: Habilidades:Identificar as principais características da economia canavieira. a) Quanto ao tipo de cultura: monocultura b) Quanto à extensão de terra: latifúndio c) Quanto à mão-de-obra: escrava d) Quanto ao mercado consumidor: externo 7. Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. Corrija as afirmações incorretas. Se a afirmativa for correta, deixar o espaço para correção em branco. Habilidades: Reconhecer os fatores que possibilitaram a ampliação do território brasileiro. a ( V ) Até o final do século XVI, a colonização portuguesa no Brasil limitava-se ao litoral. Correção: ___________________________________________________________ b ( F) Os paulistas apesar de habitarem a região mais rica da Colônia, tinham um espírito aventureiro e, por isso, desbravaram o sertão do Brasil. Correção: a Capitania de São Vicente era a mais pobre. c (F ) Os bandeirantes paulistas acharam minas de ouro no interior do Brasil. Primeiro em Mato Grosso e Goiás e depois em Minas Gerais. Correção: Primeiro encontour ouro em Minas Gerais d ( V) A capitania de São Paulo era o centro irradiador das bandeiras. Correção: e ( V) Entradas eram expedições de caráter oficial, enquanto as bandeiras eram organizadas por particulares. Correção: 8. Relacione as duas colunas: Habilidades: Conhecer a política da metrópole em Relação a mineração. a- imposto sobre o ouro produzido ( C) resultado da Guerra dos Emboabas b- cobrança de imposto atrasados (F ) Intendência das Minas c- derrota dos paulistas ( h) datas d- meio de transporte na Colônia (g ) Casas de Fundição e- arrendavam a exploração de Diamantes ( a) quinto f- órgão que administrava as minas ( e) contratadores g- fundia o ouro e cobrava o quinto (b ) derrama h- lotes destinados à mineração (d ) tropas de mulas 9- Preencha os quadrinhos conforme o que se pede abaixo: Habilidades: Conhecer a política da metrópole em Relação a mineração. M – Nome que recebeu a região onde foi descoberto o ouro. I – Área produtora de açúcar que concorria com o Brasil N – Imposto sobre extração de ouro E – Forma de cobrança do imposto sobre o ouro R – Soldados portugueses encarregados da cobrança dos impostos A – Lotes destinados à exploração de ouro Ç – Procura de ouro nas margens dos rios pelos garimpeiros à – Órgão da administração portuguesa responsável pelo controle da exploração do ouro no Brasil O – Local onde o ouro era fundido e retirado o imposto que cabia à Coroa.
MINAS - GERAIS
ANTILHAS
QUINTO DERRAMA DRAGÕES DATAS FAISCAÇÃO
INTENDÊNCIA FUNDIÇÃO 10- Aponte as principais diferenças entre a sociedade que se organizou a partir da atividade de exploração das minas e a sociedade formada a partir dos engenhos de açúcar. A sociedade mineira era urbana emquanto a açucareira era rual. Existia maior mobilidadde social na sociedade mineira
Boa Prova!