terça-feira, 20 de junho de 2017

Atividades p. 150 – 6º ano

1. Leia o texto com atenção e, com base nele, responda ao que se pede.
Oração ao Nilo


[...]
Salve, tu Nilo!
Que te manifestas nesta terra
E vens dar vida ao Egito!
Misteriosa é a tua saída das trevas
Neste dia em que é celebrada!
Ao irrigar os prados criados por Rá,
Tu – inesgotável – que dás de
Beber à Terra!
Senhor dos peixes, durante a inundação,
Nenhum pássaro pousa nas colheitas.
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,
Garantindo a prosperidade aos templos.
Para-se a tua tarefa e o teu trabalho,
Tudo o que existe cai em inquietação.




LIVROS Sagrados e literatura primitiva oriental.
Tomo II. In: Coletânea de documentos históricos para o 1º grau.
São Paulo: CENP Secretaria Estadual de Educação, 1985. p. 51
a) Quais as atividades econômicas citadas nesse texto dos antigos do antigo Egito? A criação de gado (pecuária), pesca e agricultura.
b) Qual a importância do Rio Nilo para a população do antigo Egito? As águas do Rio Nilo eram aproveitadas pelos egípcios para o consumo próprio, para irrigar os campos e na criação do gado. Além disso, a existência do Nilo servia à pesca e à navegação.
c) Os versos desse poema confirma ou negam a ideia de que o “Egito é um presente do Nilo”? Justifique. Confirmam., o Nilo é exaltado em vários trechos do poema, exemplo: Salve, tu Nilo! / Que te manifestas nesta terra / E vens dar vida ao Egito!

2 Desenhe no caderno uma pirâmide social e responda

a) Quem tinha o maior poder e prestígio na sociedade egípcia? Por que:  O Faraó tinha o maior poder e prestígio na sociedade egípcia. Para os egípcios, o faraó era mais do que um ser de origem divina: ele era o próprio Deus.
b) Qual grupo constituía a maior parte da população egípcia? Quais trabalho eram realizados por essas pessoas? Os camponeses constituíam a maior parte da população no Egito antigo. Os felás, como eram chamados, realizavam todos os tipos de trabalho agrícola e também trabalhavam nas grandes obras públicas, como abertura e limpeza de canais, construção de estadas e transporte de pedras utilizadas na construção de edifícios.
c) Os escribas faziam parte de qual grupo social? Que funções eles exerciam? Os escribas integravam o grupo dos altos funcionários do estado. Eles tinham conhecimento de cálculo, leitura escrita e controlavam toda a vida econômica do Egito: contabilizavam as áreas cultivadas, os rebanhos, o volume das colheitas, os impostos arrecadados etc.
d) na sociedade egípcia, uma pessoa que estivesse na base da pirâmide poderia alcançar o tipo dela? Justifique. Não; as pessoas nasciam e morriam na mesma condição social. A mobilidade social na Antiguidade era praticamente inexistente.
e) observe esta pintura egípcia e responda.
·        Qual era a profissão das personagens representados? Eles eram artesãos.
·        Como você chegou a esta conclusão? Na primeira tira, vê-se um artesão fazendo um balde; na segunda tira, os artesão estão fazendo um grande vaso e na terceira estão fazendo um colar, além de outros objetos.


Atividades p. 121 – 6º ano

1. Observe os mapas 1 e 2 e responda


a) Qual é o assunto do mapa 1? O território da Mesopotâmia
b) Qual é o significado da palavra Mesopotâmia? Justifique sua resposta com base na observação do mapa 1. A palavra Mesopotâmia significa “terra entre rios”. O significado do nome se relaciona à posição geográfica da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigres e Eufrates.
c) Comparando os mapas 1 e 2, que país atual tem a maior parte do seu território onde era a Mesopotâmia? O Iraque
d) Escreva um pequeno texto sobre a importância desses rios para os povos mesopotâmicos. Os povos mesopotâmicos aproveitavam as águas do Tigre e do Eufrates para irrigar a terra, praticar a agricultura e, assim, como o tempo foram se fixando nas proximidades desses rios e construindo vilas, cidades, reinos e impérios.

5. Sobre a política na Mesopotâmia, responda
a) Havias um governo único para todas as cidades? Não; na Mesopotâmia cada cidade possuía seu próprio governo; as cidades eram independentes entre si, daí serem chamadas de cidades-Estado.
b) Quem governava as cidades-Estados? Cada uma era governada por um rei, que era o chefe militar e, por vezes, o principal sacerdote.
c) Na Mesopotâmia, os laços entre política e religião eram estreitos. Explique. O rei era visto como servidor do deus da cidade e, como tal, tinha direito a maior parte das terras e dos bens oferecidos ao deus ou obtidos nas guerras

6. A escrita possibilitou à humanidade armazenar e transmitir experiências. Sobre a invenção da escrita na Mesopotâmia, responda.
a) O que motivou a sua invenção? A escrita nasceu da necessidade de se resolver problemas práticos, como registrar as informações sobre uma colheita, os prejuízos causados por uma inundação.
b) Quem, provavelmente, a inventou? Os sacerdotes sumérios
c) Os exemplos a seguir foram retirados da escrita pelos sumérios.
c) Os exemplos a seguir foram retirados da escrita pelos sumérios.

Note que, para escrever a palavra “Sol”, eles desenhavam algo parecido com um círculo. Como você imagina que lês escreviam a palavra ‘Estrela”? Para escrever a palavra “beber”, eles juntavam boca e água. Como será que eles escreviam a palavra “comer”? Como você chegou a essa conclusão
Na Mesopotâmia, inicialmente, a escrita era pictográfica. Para escrever a palavra “estrela”, por exemplo: * . Já a palavra “comer” era a junção de      (boca) +      (pão). Com o passar do tempo, o desenho passou a significar “correr”. Esse tipo de escrita é chamada de iconográfica.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Atividades p. 146 – 8º ano

1. Em 1789, dez anos depois do início da Revolução francesa, lia-se no jornal francês Le Moniteur o seguinte comentário:
            A França deseja qualquer coisa de grande e durável. [...] deseja que seus representantes sejam conservadores pacíficos, e não inovadores turbulentos. Quer, enfim, colher o fruto de dez anos de sacrifícios.
A qual grupo social essas ideias podem ser associadas?
Naquele momento histórico essas ideias podem ser associadas aos interesses da burguesia.

2. Monte uma ficha com as realizações do governo de Napoleão durante o Consulado nas áreas da economia, educação e direito.
Economia
·        Confiscou e legalizou a distribuição de terras feitas a milhões de camponeses durante a Revolução Francesa.
·        Mandou drenar pântanos, construir estradas e pontes, facilitando o transporte e diminuindo o preço dos alimentos vendidos nas cidades.
·        Criou o Banco da França, por meio do qual controlava a emissão de papel-moeda, evitava a inflação, emprestava dinheiro à industria e ao comércio.
Educação
·        Fundou escolas de Ensino Fundamental
·        Criou escolas para a formação de professores em Paris
Direito
·        Elaborou o Código Civil Napoleônico, o qual serviu de modelo para diversos países inclusive o Brasil

4. Sobre a rivalidade entre a França e a Inglaterra no início do século XIX responda:
a) Como Napoleão reagiu à Inglaterra, ao ser derrotado pelos ingleses em 1805? Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental, em 1806, segundo o qual nenhum país europeu poderia mais comerciar com a Inglaterra ou receber navios ingleses em seus portos.
b). O que ele pretendia com isso? Napoleão pretendia enfraquecer a economia da Inglaterra e, em seguida, conquistá-la.
c). Esse plano deu certo? Inicialmente o plano parecia ter dado certo, mas logo se soube que os produtos ingleses continuavam entrando na Europa por diversos portos, inclusive por Portugal.

Vozes do passado
Leia o texto com atenção
Bloqueio Continental de 1806 -1807
[...]temos decretado e decretamos o que segue:
Artigo 1º As ilhas Britânicas são declaradas em estado de bloqueio.
Artigo 2º Qualquer comércio e qualquer correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados [...]
Artigo 4º Qualquer loja, qualquer mercadoria, qualquer propriedade pertencente a um súdito da Inglaterra será declarada boa presa [...]
Artigo 8º Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
Napoleão
BONAPARTE, Napoleão. Bloqueio Continental
a). Quem é o responsável pelo texto e que posição ele ocupava na época? O responsável pelo texto é Napoleão, então imperador da frança.
b). Resuma com suas palavras o conteúdo do documento. Proibia os países europeus de comerciar com a Inglaterra ou receber navios ingleses em seus portos.
c). Qual o significado de “Boa  presa” no texto? No texto, “boa presa” que dizer aquilo que, por ser valioso, podia ser apreendido (tomado). Assim, parte do decreto de 1880, os franceses poderiam confiscar loja, mercadoria ou propriedade pertencente à Inglaterra.
d). O documento contém uma ameaça explícita dirigida aos países que desobedecerem ao Bloqueio? Se sim, reproduza-a no caderno. “Artigo 8º Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.”
e). com que intenção Bonaparte decretou o Bloqueio Continental? Napoleão pretendia enfraquecer a Inglaterra para, em seguida, conquistá-la.

f). O bloqueio econômico é uma estratégia que continua sendo usada hoje em dia? Exemplifique. Sim. Exemplo disso é o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Para Refletir p. 183 - 7º ano

A Magna Carta
João, pela graça de Deus, rei da Inglaterra, senhor da Irlanda, duque da Normandia e da Aquitânia, conde de Anjou [...] determina que:[...]
               Nenhum imposto [...] será estabelecido no nosso reino, sem o consenso geral [...]
Para obter o consenso geral a fim de lançar [...] impostos [...] mandaremos convocar [...] os arcebispos, bispos, abades, condes e grandes barões por meio de cartas, e além disso mandaremos convocar todos os nossos vassalos diretos, [...]
Todos os mercadores poderão livre e seguramente sair da Inglaterra, nela permanece e passa, quer por terra quer por água, para comprar e vender, sem receio de extorsões ilegais de acordo com o antigo costume.
PEDRERO-SÁNCHEZ< Maria Guadalupe. História de Idade Média
Textos e testemunhas. São Paulo: Editora da UNESP, 2000 p. 234-237
a). Que elementos do texto indicam que João sem terra era um membro da nobreza? Os seus vários títulos ( rei, conde, duque)
b). Quais grupos o rei consultaria em caso de aumentar os impostos? O clero e a nobreza; os outros grupos sociais portanto, ficavam de fora.
c). A Magna carta também favorecia a burguesia? Justifique. Sim, na medida em que garantia a entrada e a saída dos mercadores bem como sua proteção contra os assaltos da nobreza (“extorsões ilegais”)

d). Pode-se dizer que a Magna Carta limitou o poder do rei? Sim, pois a partir dela o rei era obrigado a consultar os representantes do clero e da nobreza para lançar imposto.