domingo, 2 de novembro de 2014

Atividades 9º ano 214
1.      O curto governo de Jânio Quadros foi marcado por controvérsia e tensões com o Congresso Nacional. Explique o significado dessa frase, expondo os motivos que levaram o presidente a renunciar em 1961. Jânio Quadros foi eleito por um coligação conservadora (a UDN), mas tomou medidas que desagradavam o setor, como a condecoração do líder revolucionário Che Guevara e o restabelecimento de relações diplomáticas com a União Soviética. Ao mesmo tempo que contentava os liberais com o corte dos subsídios ao trigo e ao petróleo importados, o presidente anunciou o controle das remessas de lucro ao exterior e prometeu realizar um a reforma agrária no país. Essa falta de definição na política de Jânio desagradava tanto a direita quanto a esquerda brasileira. Para piorar a situação, o congresso Nacional era controlado pela oposição, representada pela aliança PTB-PSD, o dificultava a aprovação das propostas apresentadas pelo presidente. Pressionado, Jânio Quadros acabou renunciando ao poder. Acredita-se que Jânio pretendia dar um golpe para fechar o Congresso Nacional: objetivo era apresentar o pedido de renúncia, que não seria aprovado devido à falta de quórum, e fazer com que essa notícia repercutisse por todo o país para que o povo saísse ás ruas a favor de Jânio. No entanto, seu pedido foi aceito pelo Congresso e a população agiu com indiferença à decisão do presidente.

2.      Redija um pequeno texto sobre as reformas de base propostas por João Goulart, considerando seus principais pontos, objetivos e resultados. As reformas de base constituíram um conjunto de mudanças agrárias. Tributária, administrativa, bancária, eleitoral e educacional formuladas com o objetivo de  modernizar o capitalismo brasileiro e promover melhor distribuição de rendas no campo e na cidade. Entre as medidas estavam o direito de voto aos analfabetos, soldados, cabos e sargentos das Forças Armadas; a nacionalização das empresar prestadoras de serviços públicos e a indústria farmacêutica; ampliação do monopólio da Petrobras; e a limitação da remessa de lucros para o exterior. Essas propostas, no entanto, geraram intensas reações dos setores mais conservadores da sociedade, que as interpretaram como ameaças comunistas. Por essa razão, as reformas de base propostas por Jango não saíram do papel.

3.      Responda às questões a seguir sobre os Atos Institucionais decretados durante o regime militar brasileiro.

a.      Quais foram as principais medidas estabelecidas no AI-1? Promulgado em 1964 (pela Junta Militar), conferia  poder ao presidente da república para cassar mandatos e suspender direitos políticos de diversas personalidades da política nacional e de funcionários da administração pública
b.      O AI-2 foi decretado durante qual governo militar? O que ele estabelecia?  Foi decretado durante o governo de Castello Branco. O ato estabeleceu eleições indiretas para presidente e vice-presidente da república, conferiu poder ao presidente para baixar decretos sobre questões de segurança nacional e extinguiu os partidos, substituindo-os pelo MDB (Movimento Democrático brasileiro) e pela Arena (Aliança Renovadora Nacional).
c.      Quando foi decretado o AI-5? O que essa medida significou para os brasileiros? Foi decretado em 1968, durante o governo de Costa e Silva. Por meio dele, o Congresso Nacional foi fechado e o presidente ganhou o direito de intervir em estados e municípios, cassar mandatos parlamentares e suspender direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos. O AI-5 significou o fortalecimento da repressão, da violência e da censura durante o regime militar, intensificaram as cassações, as perseguições de pessoas consideradas subversivas e as torturas.

4.      O depoimento a seguir é de Eronildes Guerra de Queiroz, um pernambucano que deixou sua cidade e mudou-se para Brasília no final dos anos 1950.
Aí eu vim num caminhão mais um primo meu. Aí disse que estava arrastando um dinheiro com rodo aqui. A notícia era essa: que tinha visto falar no jornal, no rádio, a notícia que a gente pregava de interior era quando a gente ia na cidade...A gente escutava as notícias: ouvindo falar isso e tal. E lá na cidadezinha tem um rádio, tem uma coisa, de pilha, de pilha não, de bateria. Não existia pila nessa época. Se existia, ninguém sabia que existia. Muito atrasado. Muito atrasado lá, e eu fiquei doido par vim pra Brasília pra ganhar dinheiro.”
Depoimento de Eronildes Guerra de Queiroz.
Livro Projeto Araribá 3ª edição p. 214
a.      Quem apresenta esse depoimento? Em que estado do Brasil ele nasceu? Depoente é Eronildes Guerra de Queiroz, nascido no estado de Pernambuco.
b.      Por que Eronildes se mudou para Brasília? “Eu fiquei doido pra vim pra Brasília pra ganhar dinheiro.
c.      Qual tipo de trabalho ele realizou em Brasília? Em Brasília, Eronildes trabalhou nas obras de construção da futura capital. Ele foi um dos muitos candangos que ajudaram a erguer a cidade de Brasília.
d.      Por que depoimentos como esse auxiliam o trabalho do historiador?  Os depoimentos orais representam um fonte de pesquisa para o historiador. Coletá-los possibilita preservar a memória dos trabalhadores e perceber o significado que as experiências do passado tiveram nas suas vidas e como elas são recordadas no presente. Quais eram os sonhos dos trabalhadores que se mudaram para Brasília? Como eles justificam hoje a realização desses sonhos ou as expectativas não realizadas? Que balanços eles fazem da decisão de mudar-se para Brasília? São questões como essas que afloram na ralação do entrevistador com o entrevistado e possibilitam  perceber com o presente recria, na memória, as experiências do passado.



5.      Observe atentamente a  charge da página 206 e responda.
a.      Que personagens foram representados pelo artista na charge? A charge representa o presidente Juscelino Kubistchek, à esquerda, e o povo brasileiro, à direita.
b.      Explique a crítica presente na charge. você concorda com ela?  A charge faz um crítica á política desenvolvida por JK durante o seu governo, que priorizou o crescimento econômico do país e deixou as questões sociais, como o analfabetismo, a pobreza e a concentração de renda, em segundo plano. O objetivo de Juscelino era promover a modernização e o desenvolvimento econômico acelerado do Brasil sob o lema “cinqüenta anos em cinco”. Para isso o presidente elaborou o chamado Plano de Metas cuja finalidade era investir em energia, transporte, alimentação, industria de base e educação. JK também facilitou a entrada de capital estrangeiro no país e a instalação de empresas transnacionais, sobretudo norte-americanas, acreditando isso ajudaria o Brasil a crescer. O resultado dessas medidas foi o grande crescimento econômico do país: hidrelétricas, rodovias e ferrovias foram construídas; multinacionais automobilísticas foram instaladas no país, especialmente em São Paulo, a nova capital do país Brasília foi inaugurada etc... Apesar dessa euforia, os problemas sociais e econômicos continuaram: o Brasil endividou-se; a concentração de renda aumentou, assim como a desigualdade regional, já que os investimentos concentravam-se na Região Sudeste; a população sofria com os altos índices de analfabetismo ECT.




domingo, 21 de setembro de 2014

Atividade p. 146 – 7º ano


2. Defina, com sua palavras, os termos listados a seguir.
   A.     Ayllu: agrupamento de clãs indígenas, que formavam uma unidade social do Império Inca.
   B.     Mita:  Sistema de distribuição de tarefas, segundo o qual os camponeses eram obrigados a prestar serviços variados ao Estado durante certo período do ano.
   C.     Coya:  Irmã e principal esposa do imperador.
   D.     Guano:  composto formado de excrementos de aves marinhas ou de morcegos que é utilizado como fertilizante.

3. Por que a guerra era um elemento fundamental para os impérios asteca e inca? A guerra era fundamental para os impérios Incas e Astecas, pois ambos foram formados a partir da subjugação de muitos povos, que passavam a pagar impostos e a se submeter politicamente aos dominadores.


4.  Destaque uma semelhança e uma diferença entre a civilização maia e a dos astecas e incas. Semelhanças: as três civilizações tinham a agricultura como base de suas economias. Diferenças:  incas e astecas constituíam grandes impérios centralizados, enquanto os maias se organizaram politicamente em cidades-estado.

Atividades p. 136 – 7º ano

Organizar o conhecimento
1.      Em seu caderno, complete o quadro sobre as sociedades pré-colombianas da mesoamérica.

Olmecas
Maias
Astecas
Localização geográfica
Região do Golfo do México
Região que hoje corresponde ao sul do atual México, Guatemala, Belize, Honduras e o leste de El Salvador
Próximo ao lago Texcoco, no atual México.
Principal atividade econômica
Agricultura
Agricultura
Agricultura
Religião
Politeísta
Politeísta
Politeísta
Conhecimento e produção cultural
Desenvolvimento de um sistema de numeração vigesimal, da astronomia, de um calendário solar e de formas sofisticadas de artesanato
Desenvolvimento da matemática, da astronomia de grandes obras arquitetônicas e de artesanato
Desenvolvimento de um refinado artesanato (cerâmica, pintura, tecelagem etc.) construção de templos e desenvolvimento de um calendário de 18 meses, cada um com 20 dias.


Atividades p 220 8º ano

Organizar o conhecimento
1 em seu caderno copie e complete o quadro a seguir sobre os grupos políticos durante a Regências.

Composição Social
Propostas defendidas
Restauradores
Comerciantes portugueses e funcionários públicos
Voltada de D. Pedro I; monarquia e oposição a reformas sociais e econômicas
Liberais moderados
Aristocracia rural
Monarquia constitucional
Liberais exaltados
Camadas médias urbanas e aristocracia rural
Monarquia descentralizada.



2. Em seu caderno, monte uma ficha sobre as revoltas regenciais

Rebeliões
Local e data
Causas
Base Social
Projeto Político
Líderes
Desfecho
Cabanagem
Pará – 1835 / 40
Péssimas condições de vida ( Índios, negros, mestiços e libertos).
Monopólio político econômico da aristocracia rural.
revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial .
Homens pobres e Livres
Caráter popular
República, federalismo e democracia : voto universal.

Félix Malcher, Francisco Vinagre e Eduardo Angelim
Forte repressão: prisão execução das lideranças populares
Sabinada
Bahia 1837 / 38
Elitismo político: restrições das decisões políticas a Aristocracia rural
Camadas médias urbanas
Maioridade e ampliação da participação política
Francisco Sabino
Forte repressão regencial.
Balaiada
Maranhão – 1838/41
Exploração dos grandes proprietários de terra sobre as massa de homens pobres do maranhão.
Insatisfação com o presidente nomeado para governar a província.
Grupos populares: artesãos, pequenos proprietários, escravos quilombolas.
República, federalismo e reforma agrária
Manuel “Balaio”, Raimundo Gomes e Cosme
Forte repressão imperial
Farroupilha
Rio Grande do sul – 1835/45
Aumento das taxas sobre o charque gaucho;
Forte sentimento autonomistas
Estancieiros (direção) grupos populares (apoio)
República, federalismo e separatismo
Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi.
 Acordo: incorporação dos oficiais farroupilhas ao exército brasileiros, redução das taxas sobre o charque gaucho
Males
Salvador – BA- 1835
to insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negro
Escravos e  libertos
Fim da escravidão;
acabar com o catolicismo;
o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

negros islâmicos que exerciam atividades livres,
Forte repressão

Atividades p. 180 – 9º ano

Organizar o conhecimento 
1.      No caderno, escreva o significado dos seguintes termos
a.      Otan:  Alinça militar constituída pelo países ocidentais, em 1949, com o objetivo de garantir a defesa militar do bloco capitalista contra a ameaça soviética.
b.      Pacto de Varsóvia:  Aliança militar do bloco socialista, comandada pela União Soviética, constituída para garantir o controle soviético da sua área militar contra os países da Otan
c.      Doutrina Truman:  Conjunto de ideias e ações apresentadas pelo presidente dos Estados Unidos Harry Truman, em 1947, pelas quais o governo desse país conclamava o bloco capitalista a se unir contra a ameaça soviética e assumia a tarefa de colaborar para a reconstrução das economias capitalistas destruídas pela guerra
d.     Plano Marshall: Programa de ajuda econômica dos Estados Unidos para a reconstrução das economias européias do pós-guerra, previsto na Doutrina Truman, visando que a penúria social na Europa favorecesse o avanço do comunismo soviético
e.      Estado do bem-estar social:  Modelo de estado que se organizou após a Segunda Guerra Mundial, especialmente na Europa Ocidental, que combinava os princípios da economia de mercado com as políticas públicas de investimento social. Atuando na administração da economia e nos programas de desenvolvimento social, o Estado transferia para a sociedade parte da riqueza gerada pela economia capitalista.

f.       Macartismo:  Nome que recebeu a a ofensiva anticomunista dirigida nos Estados Unidos pelo senador ultraconservador Joseph McCarthy e se caracterizou pela perseguição implacável aos comunistas e aos socialistas.

Um problema p. 177 – 9º ano

O movimento revolucionário que conduziu o líder Fidel Castro ao poder divide opiniões. Conheça agora a visão deste pesquisador
               “Não foram os comunistas que promoveram a Revolução Cubana, no contexto da Guerra Fria. Ainda que alguns de seus líderes, como Ernesto Che Guevara e o próprio Fidel Castro, em pequena medida, acolhessem ideias marxistas, eles não pertenciam a nenhum partido comunista e não era inevitável que a Revolução Cubana se desenvolvesse a tal ponto de identificar-se com a doutrina comunista e instituísse a asua forma de governo. Com razão, o historiador Thomas Skidmore [...] apontou Cuba como um ‘estudo clássico do fenômeno nacionalista’, acrescentando que o povo podia ver o caráter autoritário do regime, mas ‘o real apelo do regime de Castro era o nacionalismo’.
               Com efeito, a revolução Cubana foi autóctone, teve um caráter nacional e democrático, e a implantação de um regime segundo o modelo dos países do Leste Europeu resultou de uma contingência histórica, não de uma política empreendida pela União Soviética, mas, sim empreendida pelos Estados Unidos que, sem respeitar os princípios da soberania nacional e autoderteminação dos povos , não aceitaram os atos da revolução, como a reforma agrária, e transformaram  contradições de interesses nacionais em um problema do conflito leste-oeste.”
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Fidel castro, a Revolução Cubana
Livro Projeto Arariba 3º Ed. P. 177
Questões
1.      Qual é a visão desse autor sobre o caráter da Revolução Cubana? Segundo Moniz Bandeira, a Revolução Cubana na era originalmente comunista. Ela não foi dirigida pelo partido Comunista e não seguia uma carta programática de orientação marxista. O movimento era essencial nacionalista e democrático, direcionado para a realização de tarefas que historicamente tinham sido levantadas como bandeiras de revoluções liberais. Era o caso da reforma agrária e da independência nacional.

2.      Por que, segundo o autor, Cuba acabou se alinhando com o regime soviético?  Cuba acabou sendo conduzida para o socialismo não pelo programa comunista dos revolucionários, mas pelas condições históricas. A política de intervenção norte americana, concretizada na tentativa fracassada de invasão da Baía dos Porcos, em abril de 1961, teria forçado o governo cubano a alinhar-se ao bloco soviético. A pequena ilha, isolada no continente americano, teria buscado na alianças com a União Soviética a ajuda necessária para salvar a revolução e garantir a independência nacional.

Questões p. 173 – 9º ano

1.      Qual é a relação entre a corrida espacial e a Guerra Fria?  A corrida espacial é uma das expressões da intensa rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética, conhecida como Guerra Fria. 
2.      Por que as superpotências se esforçavam tanto par produzir e divulgar imagens das conquistas espaciais?  As duas potências procuravam mostrar por meio da corrida espacial a superioridade dos seus respectivos regimes políticos e econômicos


domingo, 31 de agosto de 2014

Compreender um texto p. 166-167 – 9º ano

Atividades
Localize a informação
1.      Responda às questões.
a.      O que era o Cine Jornal Brasileiro? O Cine Jornal Brasileiro exibia pequenos filmes (curtas-metragens) criados pelo DIP.
b.      Por qual órgão do governo Vargas ele foi criado e por quanto tempo dói produzido? O Cine Jornal Brasileiro foi criado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda durante o Estado Novo, sendo produzido entre 1939 e 1945.
c.      Qual relação existia entre o Cine Jornal Brasileiro e o rádio? Tanto o Cine Teatro Brasileiro quanto o rádio tinham a mesmo linguagem narrativa, ou seja, durante o Cine Jornal Brasileiro, as notícias eram narradas da mesmo forma que as do narrador radiofônico.
 
Analise e interprete
2.      Como o Cine Jornal Brasileiro auxiliava o governo Vargas na divulgação dos ideais do Estado Novo? O Cine Jornal Brasileiro era mais um meio que reforçava a divulgação dos ideais do estado Novo. O programa cumpria sua tarefa ao exibir imagens de acordo com os valores que Getúlio desejava transmitir à população, como nacionalismo, culto à personalidade do líder, culto ao corpo etc.
3.      Identifique a relação entre os conteúdos privilegiados pelo Cine Jornal, nos dois momentos mencionados no texto, com a conjuntura brasileira do período. Entre 1939 e 1942, o texto menciona um destaque maior ao Cine Jornal Brasileiro para as realizações do governo de Vargas, uma vez que esse é o período em que o Estado Novo, instituído em 1937, precisava se legitimar e conquistar a simpatia da população. Já a partir de 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a programação passa a enfocar o apoio brasileiro aos Aliados.
4.      Interprete as seguintes passagens do texto.
a.      “[...] repetidas cenas de desfiles militares, marchas, demonstrações de força e ordem, e de cultura física, que pregavam o terreno ideológico para a construção do modelo de sociedade militarizada.”  A partir do golpe que instituiu o Estado Novo em 1937, o governo Vargas aproxima-se dos governos autoritários da Europa, principalmente do fascismo. A valorização do corpo era um dos princípios fundamentais adotados por esse tipo de governo para construir uma sociedade militarizada da qual os cidadãos deveriam fazer parte.
b.      “Por meio das imagens, o Estado buscava construir uma intimidade com o poder.” As imagens reproduzidas pelo Cine Jornal Nacional em todo o país procuravam aproximar Vargas da população brasileira. Dessa forma, ao apresentar o presidente em eventos, inaugurações, discursos etc. o programa queria estabelecer um “canal” entre o povo e o governante.

Opine

5.      Você conhece outros elementos que são utilizados pelos governos atuais com o mesmo objetivo do Cine Jornal Brasileiro  na época de Vargas? Quais? A imprensa em geral é uma forma de propaganda dos governos atuais: jornal, rádio, TV e até mesmo a internet.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Atividades –p 160 – 9º ano


Organizar o Conhecimento
1.      Quando o Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado? Quais eram seus objetivos?
O DIP foi criado em 1939, durante o Estado Novo. Controlado por Getúlio Vargas, o CIP tinha o objetivo de coordenar, orientar e centralizar as propagandas. Controlar as produções artísticas, dirigir o programa de radiodifusão oficial do governo e organizar manifestações cívicas e patrióticas, entre outras tarefas. Por meio dele, Vargas difundia a ideologia do Estado Novo.
2.      A constituição de 1946 foi promulgada no início do governo de Dutra. Identifique as principais medidas instituídas na nova carta em relação à educação, ao voto e ao trabalho. Em seguida, faça uma pesquisa na internet sobre as principais diferenças e semelhanças existentes entre a atual Constituição do Brasil e a de 146 nesses aspectos.
Constituição de 1946
Educação:          Ensino primário oficial obrigatório e gratuito para todos;
                              Ensino posterior ao primário gratuito, se provada a necessidade;
Voto:                   Secreto e obrigatório para maiores de 18 anos;
                              Não votava os analfabetos;
Trabalho:            Reconheceu o direito de greve;
                              Proibiu o trabalho noturno para menores de 18 anos;
                              Manteve o salário mínimo;
                              Jornada de trabalho de 8 horas diárias 
Constituição atual – 1988
Educação:          A educação é um dever do Estado e da família;
                              Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
                              Gratuidade de ensino em estabelecimentos oficiais;
                              Educação básica, obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos;
Valorização dos profissionais da educação
Voto:                   Voto direto, secreto e
obrigatório para pessoas maiores de 18 anos;
facultativo para os maiores de 70 anos, e maiores de 16 anos e menores de 18 anos e analfabetos.
Trabalho:            Institui trabalhadores: rurais e urbanos
                              Seguro-desemprego;
                              trabalho diário normal não superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais;
                              férias anuais remuneradas, com pelo menos mais um terço a mais do que o termo fixado em lei;
                              licença-paternidade;
                              assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.


3.      Getúlio Vargas voltou à presidência da república nas eleições de 1950. Sobre o seu segundo mandato, responda as questões a seguir.
a.      Que medidas econômicas marcaram o governo de Vargas? Quais eram os seus objetivos?  As principais medidas econômicas promovidas por Vargas foram a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e da Petrobras. O objetivo dessas medidas era modernizar a economia do Brasil, investindo nas industrias nacionais e na diversificação da produção por meio de concessão de créditos para projetos públicos e privados. Acreditava-se que o desenvolvimento industrial e a defesa das riquezas naturais, como o petróleo, levaria o Brasil a igualar-se aos países ricos daquele momento.
b.      Cite os principais fatores que levaram à crise política do governo Vargas. A alta inflacionária e o aumento do custo de vida no Brasil atingiram principalmente os trabalhadores urbanos, que passaram a organizar diversas greves e pressionar o governo pro um aumento salarial. Além disso, as medidas de cunho nacionalistas tomadas por Vargas, com a criação da Petrobras, desagradaram os setores dominantes da sociedade brasileira, como os grandes empresários ligados ao capital estrangeiros e os chefes das forças armadas. Esses fatores tornaram a permanência de Vargas no poder cada vez mais difícil.

c.      Qual era a relação de Vargas com o Jornalista Carlos Lacerda? Explique.  Na grande imprensa, o jornalista Carlos Lacerda, ligado a UDN, era a principal oposição enfrentada por Vargas. No jornal Tribuna da Imprensa,  Lacerda acusava p presidente de simpatizar com os comunistas devido suas medidas econômicas nacionalistas e o não alinhamento do Brasil com os Estados Unidos. Para tentar livrar Vargas dessa forte oposição, o chefe da guarda pessoal do presidente tentou articular o assassinato do jornalista. Lacerda sobreviveu, mas o major da aeronáutica que o acompanhava foi morto. A partir desse acontecimento, a crise política agravou-se, e, pressionado, Vargas acabou se suicidando.

domingo, 17 de agosto de 2014

Atividades p. 140 – 8º ano

Organizar o conhecimento.
1.      Sobre as independências na América Espanhola, responda às questões
a.      Qual relação existe entre a invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte e o início das guerras de independência na América espanhola?  Com a invasão francesa, o rei espanhol foi feito cativo pelas tropas de Napoleão, e as colônias precisaram se autogovernar até que a situação se resolvesse. Aos poucos, caminharam rumo à independência.
b.      No movimento de independência das colônias espanholas na América, os crioullos e as camadas populares tinham os mesmo objetivos? Justifique. Até certo ponto, pois a aristocracia crioulla quanto os indígenas, os mestiços e os brancos pobres pretendiam acabar com o domínio colonial espanhol.  Mas, a partir disso, a política dos crioullos se chocava com os objetivos das camadas populares. Enquanto os crioullos queriam essencialmente a independência política e econômica, ou seja, o fim das marras do sistema colonial, para governar os novos países de acordo com seus interesses, os mestiços, os indígenas, os trabalhadores pobres e os escravos africanos queriam terras, o fim dos tributos, a abolição da escravidão e melhores condições de vida.
c.      Cite dois acontecimentos, um na Europa e outro na América, que serviram de inspiração para as lutas de independência das colônias espanholas.
·        Europa: Revolução francesa e Formação das Juntas de governo na Espanha.
·        América: Independência dos estados Unidos

2.      Em seu caderno, copie e complete o quadro a seguir com informações sobre a atuação de Simón Bolívar e San Martin no processo de independência das colônias espanhola na América.
Independência das Colônias espanhola na América
Principais Líderes
Simón Bolívar
San Martin
Áreas de atuação
Região que correspondia os atuais territórios da Colômbia, do Equador, do Panamá e da Venezuela
Argentina, Chile e Peru
Objetivos
Formar uma grande nação no continente americano que se estenderia da atual Guatemala ao território que hoje corresponde a Bolívia
Livrar a América do Sul do domínio espanhol, que ameaçava as regiões que já haviam conquistado sua independência, como a Argentina.
Resultados
As regiões que Bolívar ajudou a libertar tornaram-se países separados e não uma única nação, como ele desejava.
Vitória das forças rebeldes, que proclamaram a independência do Chile e Peru.




3.      Observe o mapa da página 135 e responda às questões a seguir.


a.      Que regiões faziam parte do Vice-Reinado da Nova Granada?  Equador, Venezuela, Colômbia, e Panamá
b.      Como ocorreu a independência da capitania Geral da Guatemala? Que países surgiram desse processo. A Capitania Geral da Guatemala foi anexada pelo imperador mexicano, Augustín de Itúrbide, em 1821. Dois anos depois, com a queda da Itúrbide, a região rompeu com o governo do México e formou as Províncias Unidas da América Central. Porém, devido às disputas internas, à fragmentação da economia da região, a união durou pouco e as províncias fragmentaram-se em diversos países: Guatemala, Honduras, El Salvador Nicarágua e Costa Rica.
c.      A unidade política da América espanhola se manteve após a independência? Justifique.  Observando o mapa, podemos notar que a América espanhola fragmentou-se em diversos países independentes, não se concretizando, Poe exemplo o sonho de Simón Bolívar de integrar as regiões dos atuais territórios da Guatemala até a Bolívia. O único vice-reinado a manter certa unidade política após sua emancipação foi o Vice-Reinado da Nova Espanha, atual México.