terça-feira, 17 de maio de 2011

Análise de Filme: Cruzada

Filme:
Diretor
Ano
1- Comente três cenas do filme que você identificou com o conteúdo estudado em sala de aula?
2- Neste filme existem retratos de valores que são específicos do feudalismo, da Idade Média. Explique os conceitos da época.
a) Conceito de honra.
b) Conceito de fé
3- Comente duas cenas em que os conceitos acima são explicitados.
4-O filme foi ambientado cem anos após a primeira Cruzada. Responda.
a) Quem convocou a primeira Cruzada?
b) Quando ocorreu a primeira Cruzada?
c) Qual era o principal objetivo da primeira Cruzada?
5- Dos motivos estudados e os mostrados no filme levaria você à uma Cruzada? Explique.

Análise do Filme: A Guerra do Fogo

Análise de Filme
Filme: A Guerra do Fogo
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Após a exibição do filme responda as questões a seguir.
1) Com base nas características dos personagens, identifique os dois grupos principais que aparecem no filme.
Grupo da Cavernas: Características Físicas: testa e queixo mais protuberantes, corpo maiores e mais fortes, postura um pouco arqueada, dentes grandes...
Grupo das aldeias: Físico: postura ereta, corpo desprovido de pelos, rosto mais delicado, corpos menores e menos fortes do que o primeiro grupo. os dois são hominídeos.
2) Faça uma comparação entre os dois grupos e responda os itens abaixo:
a- Como cada grupo consegue fogo? o primeiro não sabe produzir o fogo e o obtém através da natureza ou o roubo. O segundo domina a técnica de fazer fogo.
b- Como cada grupo pratica a guerra? O primeiro grupo luta com pedras e lanças de madeiras. O segundo possui lanças e flechas.
c- Como cada grupo mora? O primeiro grupo mora em cavernas. O segundo grupo mora em cabanas numa aldeia.
d- Como cada grupo ornamenta o corpo? O primeiro grupo usa peles de animais sobre o corpo, o grupo utiliza uma espécie de lama para pintar o corpo inteiro. Eles usam também uma espécie de tanga .
3) Dominar o fogo, na Pré-história, era uma condição importante para a sobrevivência dos seres humanos. No filme, podemos observar várias cenas sobre a importância do fogo na vida de nossos ancestrais. Identifique e comente três dessas cenas..
Algumas cenas nos dão a dimensão da importância da utilidade do fogo para a sobrevivência humana. No início do filme podemos observar o fogo sendo utilizado para espantar os animais predadores. Após serem atacados por lobos e perderem o fogo, a tribo se vê ameaçada pelo frio. Temos, também , cenas em que o fogo é utilizado no preparo de alimentos.
4) No decorrer do filme há um intercâmbio cultural entre os dois grupos principais. Como resultado desse intercâmbio, o primeiro grupo sofre algumas transformações no seu modo de vida. A respeito desse assunto, responda os itens abaixo.
a) Identifique e explique a importância da mulher do segundo grupo para o estabelecimento desse intercâmbio entre os dois grupos. A mulher do segundo grupo teve um papel muito importante para o estabelecimento de um contato amistoso entre os dois grupos.Ela se mostrou bastante tolerante às diferenças culturais apresentada pelo primeiro grupo. A partir desse contato, ela passa a ser o elo de ligação ente os componentes das duas tribos.
b) Cite três transformações que o primeiro grupo sofreu após o contato com o grupo dois. Os componentes do grupo um passaram a dominar a técnica de fazer o fogo, começaram a usar os ornamentos corporais do grupo dois, aprimoraram aspectos da vida social, começaram a contar história em grupo, aprenderam o sentido do riso e a transmitir os conhecimentos adquiridos.

sábado, 14 de maio de 2011

Trabalhando com documentos - 7º ano

Página 73.
1. De acordo comos textos, como as mulheres devem se comportar?
As mulheres devem se submeter aos seus maridos, baixar os olhos, ser casta, esconder o corpo, cobrindo-o até o pescoço, podendo mostrar seus ornamentos apenas a seus parentes próximos, escravos e às crianças.
2. Segundo o Corão, há distição entre homens e mulheres? Quais são elas?
Sim as mulheres são consideradas "inferiores. Na partilha dos bens, a mulher recebe a metade das riquezas herdadas por seus irmãos.
3. O comportamento prescrito pelo Corão é muito diferente daquel que temos em nossa sociedade? Quais são as diferenças? resposta pessoal.. Vale lembrar, que o importante ee respeitar os hábitos culturais e religosos de cada pessoa, desde que não se oponham aos direitos humnos ou se desdobrem em atos de violência e discriminação.
4. Pesquise sobre os mulçumanos hoje. Eles continuam seguindo à risco o Corão?  Dê exemplos.
Muitos países mulçumanos fundamentalistas adotam o hábito de esconder o corpo da mulher. o uso do véu é obrigatório em quase todos eles.Mas antigas práticas como a poligamia deixaram de ser adotados em muitos desses paises.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Trabalhando com documentos - 7º ano

Livro: p. 51
Leia a seguir um trecho da epístola do papa Inocêncio III, DE 1198

Teoria da Lua e do Sol
"Do mesmo modo que Deus, criou o universo, colocou no firmamento dois grandes astros, o maior para iluminar o dia e o menor a noite, assim também, no espaço universal da Igreja. Ele estabeleceu duas autoridades supremas, a autoridade dos papas e a autoridade real,para que estejam à frente das almas a maior, e dos corpos a menor, comparadas respectivamente ao dia e á noite. Por tanto, da mesma forma que a Lua é menor em volume, inferior nos seus efeitos e recebe a luz do Sol, que brilha mais do que ela, a autoridade real tira seu brilho e prestígio da autoridade pontifícia (...)"
EPÍSTOLA Sicut universitatis conditor
1198. apud S. Baluzius: Epistolarum Inocêncio III, I, 235.
In: ARTOLA, Miguel. textos
fundamentales para la Historia, Madrid:
Alianza Editorial, 1992. p. 126
1. Explique, com suas palavras, a comparação feita pelo papa Inocêncio III entre a autoridade dos reis e a autoridade dos papas. O papa compara os reis à lua, e os papas ao Sol. Para ele, assim como Deus colocou no céu os dois astros, também estabeleceu a autoridade dos reis e dos papas. No seu ponto de vista, como o sol ilumina mais durante o dia, enquanto a lua ilumina menos e à noite, também a autoridade do papa é maior, pois maior, pois ilumina as almas,enquanto a autoridade dos reis é menor, pois ilumina os corpos.
2- Qual era a intenção do papa ao afirmar sua superioridade sobre os reis?
A intenção do papa era justificar que o poder dos reis deveria se submeter ao poder eclesiástico da Igreja. Por isso, Inocêncio III termina o texto afirmando que a autoridade real "tira seu brilho e prestígio da autoridade pontifícia.