segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os Etruscos

Copiar e responder a questão 1 da p. 186

Em seu caderno, monte uma ficha sobre os etruscos.
a- Onde viviam? Ao norte de Roma entre o Rio Tibre e o Arno.
b- Em que atividade se destacaram? Comércio e artesanato
c- Como se instalaram em Roma? Por meio de casamento ou prestação de serviço.
d-Mudanças em Roma depois da chegada dos etruscos? Aumento do comércio, a área do fórum tornou-se o centro da cidade.
e- Influências etruscas na cultura? o hábito de vestir túnicas, a crença nos augúrios, o culto a Júpiter e Minerva.

Soldado Romano - 6º ano

O Soldado Romano - p. 187




Responda em seu caderno.
a- A princípio, quem servia o exército? Todos cidadão deveriam servir o exército, fossem rico ou pobres. Deviam ter, entretanto, algum bem.
b- Aponte a principal mudança no exército a partir de 111 a. C.? Os soldados passaram a receber uma remuneração pelo serviço militar. com isso, as tropas se profissionalizaram e se tornaram efetivas.
c O que eram as legiões e as centúrias? Legião era a principal unidade do exército romano. Uma legião tinha até seis mil homens, organizados em centúrias, cada qual contando com cem homens.

O Coliseu - 6º ano

P. 197.
Ler o texto e responder as questões 1 e 2.
1-O Coliseu
a- Quando foi construído. 72 a 80 d. C.
b- Como se chamava. Anfiteatro Flávio
c- Com que finalidade foi construído. Palco de combate de gladiadores e das lutas de animais
d- Quantas pessoas podia abrigar. 50 mil
e- Que uso teve o edifício depois da queda de Roma. Foi utilizado como residência de uma família de nobres e suas pedras serviram à construção de outras obras.
2-"Enquanto o Coliseu permanecer em pé, Roma permanecerá em pé. Quando o Coliseu cair, Roma cairá. E, quando Roma cair, o mundo cairá também.”
 Que opinião tinha Lord Byron sobre o Coliseu
Considerava inseparáveis a história de Roma, a permanência do Coliseu e a civilização humana. Para ele a cidade de Roma e o Coliseu representavam o vigor da humanidade. A queda de Roma e de seu maior símbolo, o coliseu, anunciaria o declínio da humanidade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Economia Açucareira - 7 º ano

Portugal escolheu a cana-de-açúcar, que oferecia a vantagem de trazer grandes lucros, já que o açúcar era muito valorizado na Europa. O empreendimento açucareiro contou com o financiamento dos comerciantes holandeses, que, em troca distribuíam o produto na Europa, ficando com a maior parte das riquezas geradas pelo ciclo do açúcar.

A exploração do açúcar se fez em latifúndios sob o sistemas de monocultura e utilizando mão-de-obra escrava.
Cada unidade económica  açucareira chama-se engenho. O núcleo do engenho era a casa-grande, onde ficava o senhor e sua família; na senzala viviam os escravos. O engenho propriamente dito era formado pela moenda, casa de caldeiras e casa de pulgar.
A sociedade açucareira era basicamente formada pelos senhores de engenho e pelos escravos, havendo uma pequena parcela de homens livres.

Roma - 6º ano

A cidade de Roma situa-se  no centro da Península Itálica, região do Mediterrâneo, onde o solo fértil, permitindo uma intensa atividade agrícola.
Na época da fundação de Roma, a Itália era ocupada por gauleses, etruscos, latinos e gregos.
A fundação de Roma data o ano 1000 a. C. aproximadamente. Tudo indica que, em sua origem funcionava como o centro de defesa contra os frequentes ataques etruscos.

No começo o povo dividi-se em patrícios, plebeus e escravos. Os patrícios eram aristocratas. descendiam de famílias nobres. Eram proprietários de quase todos os bens materiais, controlavam o governo e exerciam as funções políticas.
Os plebeus eram aqueles que não descendiam dos primitivos romanos. Esses foram se tornando muito numerosos, principalmente após as conquistas, quando populações inteiras foram subjugadas pelos exércitos romanos. No começo os plebeus não tinham direitos políticos nem eram considerados cidadãos romanos.
Os escravos eram os prisioneiros de guerras ou aqueles que tinham sido enjeitado quando crianças.